Ao comprar um veículo usado, seminovo ou realizar a manutenção periódica do seu carro, surgem muitas dúvidas e uma delas é: devo fazer uma vistoria veicular ou uma revisão mecânica para me resguardar e fazer um bom negócio? E a resposta é: os dois! Sim, pois os serviços são diferentes e se complementam.
Vamos às diferenças!
A revisão mecânica é realizada por um mecânico especializado e é essencial para averiguar as condições de itens importantes no carro tais como: freios, bateria, motor, pneus e demais peças e sistemas que não estejam apenas associados ao desempenho do veículo, mas sim a sua vida útil. Esta revisão vai respaldar o comprador, evitando que ele adquira um veículo com problemas mecânicos ou que tenha problemas graves no futuro. A Super Visão reforça que é aconselhável fazer a revisão semestralmente ou atingir os 10 mil quilômetros, sendo que o ideal é sempre seguir as recomendações do fabricante.
Já a vistoria veicular é uma análise que atesta as condições do carro e verifica documentação do veículo, numeração do motor e do chassi, etiquetas ETA e ainda avalia os itens de segurança, verifica o padrão do fabricante e o cadastro nacional de veículo. Ao realizá-la o comprador terá a segurança de ser alertado sobre possíveis irregularidades no veículo como adulteração do motor e chassi, placa clonada entre outras fraudes. Vale ressaltar que a vistoria veicular é realizada por um vistoriador treinado e capacitado. Vale enfatizar que em casos de compra e venda, a vistoria de transferência é obrigatória e exigida pelo Detran para que a alteração de propriedade seja realizada.
Crédito: Divulgação