Contorno Norte

Contorno Norte de Cascavel é validado por entidades

Contorno Norte de Cascavel é validado por entidades

A Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Cascavel (Codesc) realizou, nesta sexta-feira (7), sua primeira plenária de 2025, trazendo para discussão um tema de grande relevância para a mobilidade urbana e a infraestrutura da região: o Contorno Norte de Cascavel. O projeto foi priorizado na plenária com participação de mais de 80 representantes de entidades, além do prefeito Renato Silva, do presidente da Câmara Tiago Almeida, do deputado Márcio Pacheco, Edson Vasconcelos (Fiep), Ricardo Lora (Codesc) e Alci Rotta Jr. (POD) e Reni Felipe (Caciopar). O objetivo agora é garantir o financiamento e estruturar o projeto até abril de 2026.

O Contorno Norte é uma obra estratégica para desafogar importantes vias da cidade, como a BR-467, o Contorno Oeste, o Trevo Cataratas e a BR-277, melhorando significativamente a logística e a mobilidade em Cascavel e região. Apesar de sua relevância, a obra ficou de fora do Lote 6 das concessões rodoviárias do Paraná, tornando essencial a mobilização da sociedade civil organizada para garantir sua execução.

Participação

O engenheiro Thiago Affonso Meira, consultor principal em planejamento de transportes da Logit Engenharia Consultiva, participou por videoconferência.

“Nosso objetivo foi sair dessa plenária com um alinhamento claro sobre os próximos passos para tornar essa obra uma realidade. O mais importante foi a unanimidade na priorização do Contorno Norte em relação ao Sul. Não que o Contorno Sul não seja importante, mas neste momento, o Norte é a prioridade. Quando unimos esforços, conseguimos avançar e trazer soluções concretas para a cidade, como foi feito no Trevo Cataratas”, destacou Ricardo Lora, presidente da Codesc.

O presidente da Fiep, Edson Vasconcelos, ressaltou a importância do debate: “A Codesc está promovendo um esforço conjunto para que essa obra saia do papel. Estamos colaborando com dados técnicos e informações estratégicas que demonstram o impacto positivo dessa infraestrutura para a mobilidade urbana. Precisamos unir forças com o poder público para garantir a viabilização desse projeto.”

Fora do pedágio

Alci Rotta Jr., presidente do POD, reforçou a necessidade de mobilização: “O Contorno Norte ficou de fora das obras do Lote 6 de concessão das rodovias do Paraná, o que torna essa discussão ainda mais crucial. Essa obra desafogaria a BR-467, o Contorno Oeste, o Trevo Cataratas e grande parte da BR-277. Contamos com o apoio de diversas lideranças para garantir que esse projeto avance.”

Ricardo Lora, presidente da Codesc, enfatizou o papel da sociedade civil organizada: “Sabemos que projetos dessa magnitude exigem um grande esforço conjunto. Por isso, reunimos mais de 60 entidades para discutir o tema e alinhar estratégias. Quando trabalhamos unidos, conseguimos resultados efetivos. Nossa meta é garantir que esse projeto se torne realidade o mais rápido possível”.

O prefeito e presidente de honra da Codesc, Renato Silva, elogiou a iniciativa das entidades: “É um privilégio ter esse engajamento de todos vocês. Contem comigo! Vou buscar os meios legais para encontrar uma solução. É gratificante ver que as entidades estão comprometidas com o desenvolvimento da cidade.”

A Codesc segue atuando como um elo entre o poder público e o setor produtivo, promovendo debates e iniciativas que impulsionam o desenvolvimento econômico e sustentável de Cascavel.

Risco

O presidente da Fiep, Edson Vasconcelos, alertou que, sem um projeto pronto até abril de 2026, há o risco de perda do recurso. Para agilizar o processo, sugeriu que a prefeitura contrate o projeto e o repasse ao Instituto de Planejamento de Cascavel (IPC), evitando a espera por um Estudo de Viabilidade Técnica (IVT), que poderia atrasar o andamento. Ele citou exemplos bem-sucedidos de mobilização conjunta das entidades Codesc, POD e Caciopar em projetos como o Trevo Cataratas, o Aeroporto Regional Oeste e o Pedágio. No entanto, destacou que essa nova iniciativa exige um investimento superior a R$ 5 milhões. Por fim, reforçou a urgência de definir o projeto do Contorno Norte em até um mês para garantir o apoio de Itaipu.