Cotidiano

Endemias teme epidemia com o início das altas temperaturas

Panfletagem e orientações são prestadas aos cidadãos

Cascavel – O risco de o município ter uma epidemia de dengue mantém o setor de Endemias em alerta. Para tentar alcançar os moradores que ficam fora de casa durante todo o dia, e por isso negligenciam os cuidados em casa, a Divisão de Vigilância Ambiental e Programa de Controle de Endemias realizou na sexta-feira (11), em frente à Prefeitura, o Pedágio Cascavel Contra a Dengue.

No local, os agentes realizaram a panfletagem e orientação dos moradores que passavam por lá.

“Se comparado ao ano passado, quando foram registrados 65 casos de dengue durante todo o ano, o índice de infestação neste ano está bem alto”, alerta a supervisora geral do setor de Endemias, Ana Paula Barbosa Iuskievicz.

Neste ano, Cascavel já registrou 262 casos de dengue.

“O índice ainda está abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde. Porém, ainda estamos no inverno, e se as pessoas não se conscientizarem o risco de uma infestação não está descartado com a chegada das altas temperaturas”, diz Ana Paula.

Devido ao alto índice registrado no município, algumas ações realizadas no início do segundo semestre já apontam resultados positivos.

“Devido àquelas semanas de chuvas diárias, que foram seguidas por um calor intenso, realizamos um pedido junto aos presidentes das associações de moradores para que fizessem um alerta aos moradores dos bairros. Dessa maneira, já pudemos obervar que o aumento no número de casos deu uma desacelerada se comparado ao início do ano”, finaliza.

(Com informações Nathalia Lehnen)