Cotidiano

Senadores debatem hoje a reforma da Previdência

O debate de hoje, na Unioeste, também será preparatório para a paralisação nacional do próximo dia 15 contra a PEC 287, que trata da reforma previdenciária. Convocada por movimentos sociais e centrais sindicais, a paralisação contará com protestos e ações conjuntas para impedir a aprovação da proposta do governo.

Cascavel – Os senadores Roberto Requião (PMDB) e Gleisi Hoffmann (PT) estarão em Cascavel nesta quinta-feira para participar de uma plenária sobre a reforma da Previdência. Organizado por diversos sindicatos de trabalhadores da região, o debate está programado para as 19h30, no auditório da Unioeste.

Requião e Gleisi estarão acompanhados de técnicos do Senado que produziram um estudo apontando os impactos para a classe trabalhadora do projeto do governo, que altera a idade mínima para aposentadoria de homens e mulheres e determina valores mínimo e máximo para o pagamento de benefícios tanto pela iniciativa privada quanto pelo poder público.

O governo tem pressa na aprovação da proposta, pois, de acordo com a Secretaria de Previdência Social do Ministério do Trabalho, a Previdência registrou déficit de quase R$ 152 bilhões em 2016, montante 59,7% superior ao déficit de 2015.

Já o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) avalia que o aumento no tempo de contribuição vai prejudicar diversas categorias de trabalhadores.