
Em peso no Sambódromo, durante todos os dias de carnaval, o Procon Carioca fiscalizou 40 estabelecimentos comerciais e fez 23 visitas educativas, ou seja, deu orientações sobre normas de qualidade dos produtos quando os comerciantes ainda estavam se organizando para o evento. Os fiscais notificaram nove estabelecimentos. Produtos fora da validade, ausência de preços de produtos e falta de alvará ou do certificado do Corpo de Bombeiros foram registradas pelos fiscais durante as ações.
Presidente do Procon Carioca, Jorge Braz disse que o órgão tem trabalhado para mudar a mentalidade do fornecedor e que a multa é o último instrumento a ser utilizado.
?Será aplicada quando for, de fato, necessária, mas ela não repara o dano do consumidor. O fornecedor precisa entender que o consumidor é o seu patrão. Sem ele, nenhum negócio sobrevive. E, muitas vezes, está em jogo a saúde pública. Por isso, oProcon Carioca priorizará, este ano, cursos para funcionários de empresas, a fim de melhorar o atendimento e diminuir o estresse do consumidor?, disse Braz.
Grande parte das fiscalizações são originadas por denúncias feitas pelos próprios consumidores, que podem fazer contato com o Procon Carioca pelo site , pela Central de Atendimento 1746/digite 7 (por telefone ou pelo site 1746.rio); e pelos perfis nas redes sociais (facebook.com/proconcarioca e twitter.com/proconcarioca).