Cascavel – O Sindicato Rural Patronal de Cascavel esclarece aos proprietários rurais sobre a obrigatoriedade de fazerem a vinculação do ITR (Imposto Territorial Rural) ao CCIR (Certificado de Cadastro de Imóvel Rural). Esse procedimento tem que ser feito antes da entrega da declaração do ITR, que neste ano será feita de 22 de agosto a 30 de setembro, alerta Mateus Müller, do Departamento Fundiário do Sindicato.
Ele explica que essa vinculação de dados do ITR ao CCIR faz-se necessária para que seja feita a atualização de dados do CCIR. O produtor que não fizer essa vinculação terá dificuldade em entregar a declaração do ITR caso haja divergência de dados do ITR e do CCIR. Se isso ocorrer, o sistema não aceitará a emissão da declaração do ITR. Daí, a necessidade de fazer a vinculação, detalhou Mateus Müller.
Nesse processo de vinculação, Mateus explica ainda que, em caso de divergência de dados entre o ITR e o CCIR, vão prevalecer as informações que constarem na matrícula do imóvel rural. Para resolver o problema, é montado um processo que será protocolado no Incra, para ser então enviado à Receita Federal, para que os dados do ITR e do CCIR sejam corrigidos (atualizados).
DOCUMENTOS
Para fazer a vinculação do ITR ao CCIR, o proprietário rural terá que comparecer no Departamento Fundiário do Sindicato Rural, munido de cópia atualizada da matrícula do imóvel rural, documentos pessoais (RG e CPF) do titular e do cônjuge, e certidão de nascimento ou casamento.
Mais informações podem ser obtidas ainda pelo telefone 3225.3437, com Mateus Müller.