RIO ? A cidade japonesa de Shibushi decidiu retirar do ar um comercial que promovia, de forma sexista, a produção local de enguias. O anúncio de dois minutos, narrado por um homem, mostra uma jovem mulher vestida com um maiô, numa piscina, sendo alimentada e protegida. No fim, a moça se despede e se transforma em uma enguia. Em segundos, é mostrada a imagem do peixe sendo assado em uma churrasqueira.
?Eu a alimentei com comidas deliciosas até ela ficar satisfeita, e permiti que ela descansasse bastante?, diz o narrador. ?Nós tomamos grande cuidado na criação de nossas enguias?.
O comercial bizarro viralizou e, nas redes sociais, foi tratado como sexista e pervertido:
?Isso me faz pensar numa garota que foi sequestrada e trancada. São os delírios de um pervertido?, escreveu um usuário do Twitter, enquanto outros pediram para que o governo local retirasse do ar o ?vídeo sexista?.
De acordo com o jornal britânico ?Guardian?, a cidade concordou em retirar o anúncio do ar, mas insistiu que a intenção era apenas destacar o compromisso da cidade com a produção sustentável de enguias, peixe considerado uma iguaria no país.