BRASÍLIA – O governo brasileiro fez um alerta a cidadãos que estejam na área de risco pela passagem do furacão Matthew, que deixou destruição e mortos no Caribe e ruma aos EUA. A chancelaria anunciou canais de atendimento e assistência aos potencialmente afetados, especialmente no estado da Flórida. Até o momento, não há relatos de brasileiros que tenham sido vítimas da intempérie.
A tormenta atingiu em especial Cuba e Haiti. MATTHEW
“O Brasil solidariza-se com as famílias das vítimas e manifesta suas mais sinceras condolências aos povos e aos governos de Cuba e do Haiti”, começa a nota do Ministério das Relações Exteriores.
O Itamaraty afirma que, em caso de emergência, a página de emergências no exterior do Portal Consultar deve ser consultada para informações de contato das embaixadas e consulados do Brasil.
Segundo o Itamaraty, o Núcleo de Assistência a Brasileiros da Divisão de Assistência Consular (NAB/DAC) atende pelos telefones (61) 2030-8804, das 8h às 20h (horário de Brasília), pelo e-mail [email protected], e, em regime de plantão, das 20h às 8h, pelo celular (61) 98197-2284.
A chancelaria recomendou ainda precaução adicional aos brasileiros na América do Norte com a leitura do alerta consular sobre a temporada de furacões nos EUA ? que vai habitualmente de 1° de junho a 30 de novembro de cada ano.
“A despeito de as últimas temporadas terem sido calmas, não é possível prever, com segurança, quando outro furacão passará pelo estado da Flórida. É necessário, portanto, estar preparado. Conforme recomendação das autoridades locais, planejar-se com antecedência e manter estoques de suprimentos vitais para o caso de emergências é fundamental”, diz o órgão.
O consulado-geral do Brasil em Miami elaborou um guia de preparativos para a temporada de furacões em seu site.