WASHINGTON – Países-membros do Fundo Monetário Internacional se comprometeram a emprestar US$ 340 bilhões em recursos bilaterais com prazos máximos para o fim de 2020, anunciou o órgão internacional nesta sexta-feira. De acordo com comunicado oficial, 25 integrantes fecharam o acordo, que busca manter a capacidade de concessão de crédito da entidade.
?Esses compromisos vão preservar a capacidade total de empréstimo do FMI e dar confiança de que o Fundo continuará a lidar com a necessidades de nossa assosiação?, afirmou a diretora-gerente do Fundo, Christine Lagarde.
O dinheiro será administrado por uma nova gestão aprovada pelo quadro executivo do FMI em agosto. Tal estrutura administrativa substitui a de 2012, criada em resposta à crise financeira global.
Segundo o Fundo, há atualmente 35 acordos com credores que somam US$ 393 bilhões. Esses tratados, cujo prazo de expiração começam em 12 de outubro, tiveram ?papel fundamental? como linha de defesa ao fornecer garantia aos membros e aos mercados de que ?o FMI tem recursos adequados para cumprir necessidades potenciais?.
?A nova estrutura mantém modalidades-chave da estrutura existente e inclui nova foma de votação multilateral que dá aos credores uma palavra formal em qualquer futura ativação dos acordos de empréstimo bilateral?, indica o comunicado do FMI.
Lagarde disse que vai encorajar outros países a integrar o acordo, que ela chamou de ?importante esforço internacional cooperativo?.