LOS ANGELES ? Barracas de US$ 10 mil com ar-condicionado, aulas de yoga e de pilates, refeições preparadas por chefs famosos, completas com harmonização de vinhos. O Desert Trip certamente não será como Woodstock. O festival, que começa nesta sexta-feira, tem tudo para se tornar o mais luxuoso, e lucrativo, evento do tipo. Durante três dias, o palco receberá apenas seis atrações, com idade média de 72 anos ? The Rolling Stones, Bob Dylan, Paul McCartney, Neil Young, Roger Waters e The Who ? com amenidades de luxo para um público que também promete ser mais velho.
Além das barracas com ar-condicionado, aulas de ginástica e jantares extravagantes, haverá uma tenda de cerveja artesanal, uma exposição fotográfica de rock clássico e uma loja vendendo discos de vinil. O evento está “expandindo a fronteira do que um concerto pode ser”, disse Gary Bongiovanni, do site Pollstar. “Este é um novo conceito. É destinado a um público muito diferente do Coachella.”
Apelidado de “Oldchella” quando foi anunciado, o Desert Trip acontece na mesma Indio, Califórnia, que recebe o Coachella todo ano. A Goldenvoice (uma divisão da AEG Worldwide) organiza ambos os eventos. Nesta sexta-feira, sobem ao palco Bob Dylan e os Rolling Stones. No sábado, é a vez do beatle Paul McCartney e de Neil Young (com sua banda Promise of the Real). No encerramento, os britânicos The Who e Roger Waters (ex-Pink Floyd).
?O Coachella se tornou bem sucedido porque eles foram muito cuidados na forma de arrumar o local e criar diversõew”, disse Bongiovanni. “Para os mais jovens no Coachella o elemento social é fundamental e, na verdade, transcende a música.”
O Desert Trip pretende fazer o mesmo para os pais e avôs de quem vai ao Coachella. A programação musical é mais madura ? duas bandas por noite em vez de dezenas a cada dia ? e as ofertas voltadas a um público mais endinheirado. No site oficial do evento, vídeos mostram casais de meia-idade desfrutando refeições em mesa com toalhas brancas e uma área de acampamento cheia de atividades. É aí que você vai encontrar os as barracas de US$ 10 mil e tendas de US$ 1.600, próximas a lojas loja de produtos vintage, máquinas de pinball e um mercado de produtos orgânicos.
Os ingressos VIP do Desert Trip custavam US$ 1.599. Para um dia, o custo eram de US$ 199, enquanto o passe de três dias ficava por US$ 399 ? isso sem contar o transporte. Todos os ingressos para o primeiro final de semana esgotaram. Mas ainda há vagas para as refeições de quatro pratos (US$ 225 por pessoa) e para a ?experiência culinária tudo que você consegue comer? (US$ 179 por pessoa).
?E ainda vai ter cachorro-quente a US$ 9?, brinca. Bongiovanni. ?Esse é um público que vai pagar um pouco mais por apetrechos extra. Eles certamente vão querer uma comida melhor, se tiverem a chance.?
A formação completa do concerto, e todas as comodidades, também estarão presente no segundo fim de semana do evento, de 14 a 16 de outubro, no mesmo local. Cerca de 150.000 pessoas são esperadas ao longo dos dois fins de semana.
Neil Young, que tocou em Woodstock, acredita que “o público vai ser realmente feliz”.
?Eles vão se sentir muito especiais por conseguir ver todos esses artistas juntos?, disse. ?Será uma celebração, isso sim.?
Bongiovanni prevê que o festival será um ?sucesso espetacular? e será repetido.
“Não é o tipo de evento que possa ser duplicado em todo o país ou repetido com frequência”, afirma. “Poucas bandas se encaixam nesse cenário.”
Mas a oportunidade de público mais velho passar um fim de semana confortável ouvindo a música de sua juventude seria inestimável para qualquer geração.
“As pessoas são fãs dessas bandas há décadas. ?E todos sabem que talvez essa seja a última oportunidade de vê-los ao vivo.?