Cotidiano

Brexit custaria £66 bilhões por ano, sugerem documentos vazados

2016_919010219-201606251029309103_AFP.jpg_20160625.jpgRIO ? Segundo documentos vazados do governo britânico, a saída do Reino Unido da União Europeia fará com que o PIB do país sofra uma queda de 9,5% em comparação se ele permanecesse no bloco econômico. O esboço do projeto, analisado pelo jornal britânico The Times, é baseado em previsões de um estudo controverso sobre o possível impacto da saída do país da UE, publicado pelo Ministro britânico das Finanças, George Osborne, durante a campanha do referendo em abril.

Apesar de Osborne enfrentar críticas sobre o relatório, o The Times afirma que o Tesouro acredita nestes cálculos. ?O Tesouro estima que o PIB do Reino Unido estará entre 5,4% e 9,5%, menor número em 15 anos. Se deixarmos a União Europeia sem qualquer acordo sucessor, teremos um PIB estimado em 7,5%?, diz o documento. E acrescenta, ?o impacto líquido sobre as receitas do setor público afetaria entre £38 bilhões e £66 bilhões por ano depois de 15 anos, conduzido pelo tamanho menor da economia?.

Apoiadores do Brexit veem o documento como irrealista e alegam que o relatório pretende rebaixar a saída do país da UE. Os que são contra o Brexit, por sua vez, creem que o documento avalie como a saída da UE será prejudicial ao país.

A primeira-ministra britânica Theresa May vem sofrendo crescente pressão após afirmar que o Reino Unido vai acionar o artigo 50 do Tratado de Lisboa até março do próximo ano. Se acionar o artigo, o país poderá ficar fora da União Europeia em 2019, fim do período de dois anos relativos aos processos de saída de um país do bloco econômico. O processo de dois anos, no entanto, pode prejudicar acordos entre o Reino Unido e outros países da UE.