Cotidiano

Grupo pede respeito fim do preconceito contra pessoas com deficiência

Após a caminhada, o grupo realizou o lançamento da campanha Multa Moral

Cascavel – Nem o sol forte e escaldante com uma temperatura acima dos 30ºC intimidou os integrantes do Grupo Sem Limite que, na tarde de segunda-feira (21), realizaram a primeira caminhada “Sou deficiente sim, sou um cidadão”.

O objetivo foi a conscientização dos moradores e, principalmente o combate ao preconceito. Após o trajeto, que saiu da Praça do Migrante rumo ao Calçadão da Avenida Brasil, a ação foi seguida pelo lançamento da campanha Multa Moral.

“Nós ainda sentimos muito preconceito na forma como as pessoas nos tratam. É preciso que a sociedade entenda que a limitação não é falta de capacidade”, conta o atleta paralímpico Lucas Fernando dos Santos, de 15 anos.

As faixas traziam dizeres tais como: “A pior violência é o preconceito” e outras lembrando o dia 21 de setembro, considerado em todo o país de Luta das Pessoas com Deficiência.

“O principal objetivo é mostrar que nós somos cidadãos, independente da forma como somos. Acabar com este olhar diferente que as pessoas costumam ter sobre nós”, reforça o coordenador do Grupo Sem Limite, Gilson de Souza Daniel.

Por ser a primeira caminhada, Gilson conta que o número de participantes atendeu as expectativas da organização.

“Como é no dia 21 que é considerado o dia nacional, não quisemos antecipar para o fim de semana, muitas pessoas não puderam vir por conta do trabalho. Mas o objetivo foi cumprido e ficamos muito satisfeitos”, diz.

Essa vaga não é sua

Após a caminhada, o grupo realizou o lançamento da campanha Multa Moral, que tem como objetivo conscientizar os motoristas que estacionam em vagas de deficientes e idosos.

“Vamos aproveitar que esta semana também é lembrada como a Semana Nacional do Trânsito e fazer diversas ações até o dia 30 de setembro”, conta Gilson.

(Com informações de Nathalia Lehnen)