PARIS – A onda de greves na França contra reformas trabalhistas propostas pelo presidente François Hollande já causa escassez de combustíveis. Segundo o Ministério dos Transportes, dos 11.500 postos no país, 800 estavam completamente desabastecidos neste fim de semana.
Desde a semana passada, trabalhadores protestam contra medidas de flexibilização da legislação trabalhista. Entre os pontos criticados estão alterações na lei que facilitariam o processo de demissão no país. O bloqueio de refinarias e depósitos de combustíveis faz parte das manifestações.
Diante da crise, o primeiro-ministro da França, Manuel Valls, disse neste domingo que o país tem reservas de combustível suficientes para lidar com a escassez. Durante o fim de semana, a polícia retirou o bloqueio de alguns depósitos de combustíveis.
? Temos a situação completamente sob controle. Algumas refinarias e depósitos que foram bloqueados já foram desbloqueados ou serão nas próximas horas e dias ? disse o primeiro-ministro, durante uma visita a Israel.