Cotidiano

Anatel registra queda das reclamações dos consumidores em fevereiro

telefoniaa.jpgRIO ? A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) registrou, em fevereiro, 270 mil reclamações dos consumidores em seus canais de atendimento, como call center e internet. O volume é 18% inferior ao registrado em janeiro e 22% abaixo ao registrado em igual mês de 2016, e, de acordo com a agência reguladora, o feriado de carnaval foi um evento que impactou o resultado.

O maior problema apontado pelos usuários foi cobrança do serviço móvel pessoal pós-pago, que representou 51,68% do total das reclamações. Em seguida, estão as reclamações quanto a crédito pré-pago, com 51,07%. Outras modalidades bastante reclamadas foram: qualidade, funcionamento e reparo da telefonia móvel (48,48%), cobrança de TV por assinatura (44,63%) e cobrança da telefonia fixa (37,02%).

A modalidade de serviços mais reclamada foi relacionada à telefonia móvel pós-paga, que recebeu 33,94% do total de reclamações (91.172 queixas). Em seguida, cerca de 23,53% (63.219 reclamações) reclamaram dos serviços de telefonia fixa; 15,66% (42.075 reclamações) foram sobre o serviço de banda larga fixa; 13,96% (37.503 reclamações) reclamaram da telefonia móvel pré-paga e 12,90% (34.656 reclamações) da TV por assinatura.

Registro das reclamações

É importante que o consumidor tente primeiro resolver o seu problema nos canais de relacionamento da própria prestadora, seja por telefone ou pela internet, porque a empresa tem a obrigação de atender bem ao consumidor. A Agência deve ser procurada caso a prestadora não resolva a situação. Por isso, o consumidor precisa anotar os números de protocolos de atendimento informados pela empresa.

A central de atendimento telefônico da Anatel funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h. Para fazer a reclamação, o usuário deve ligar para 1331. Pessoas com deficiência auditiva ou da fala devem ligar para 1332 de qualquer telefone adaptado.

Outro serviço de atendimento é o aplicativo “Anatel Consumidor”, que permite ao usuário registrar e acompanhar, em celulares e tablets, as reclamações feitas contra as prestadoras de telecomunicações. O app está disponível para os sistemas Android, iOS (Apple iPhone) e Windows Phone e pode ser baixado nas lojas de aplicativos de forma gratuita.

O usuário também pode utilizar o ?Fale Conosco? que é o serviço disponível no site da Anatel, onde o consumidor pode registrar suas reclamações via internet.

A Anatel disponibiliza ainda em cada capital brasileira uma ?Sala do Cidadão? para o consumidor que tiver dificuldades em realizar o registro de sua solicitação por outros meios. As solicitações na Sala do Cidadão são realizados por meio do preenchimento de formulário.