Cascavel - A digitalização dos serviços públicos vem transformando a forma como cidadãos e gestores interagem com a administração municipal. No Paraná, o GIT (Gestão de Infrações de Trânsito), sistema desenvolvido pela Celepar, tem revolucionado a gestão de multas ao substituir processos físicos por uma plataforma digital integrada.
Com a adoção do sistema, o prazo para resposta das defesas prévias caiu de 750 para apenas 7 dias, beneficiando motoristas e agilizando os trâmites administrativos.Já utilizado em 46 municípios paranaenses, o GIT moderniza o processamento de infrações e reduz a burocracia.
A Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito de Curitiba utiliza o sistema desde 2013 e, a partir de 2018, integrou também o Geproc (Sistema de Gestão Eletrônica de Processos), ampliando a digitalização e trazendo ainda mais eficiência ao setor.A modernização permite um planejamento mais eficiente do transporte urbano e melhora a segurança viária. “O GIT é um exemplo de como a tecnologia pode tornar as cidades mais eficazes, sustentáveis e conectadas”, afirma Rafaela Aparecida de Almeida, doutora em Gestão Urbana.
Além disso, o sistema se integra a bancos de dados e câmeras de monitoramento, aprimorando o controle do trânsito.”O GIT diminuiu a burocracia e melhorou a experiência dos cidadãos, reduzindo significativamente os prazos de tramitação”, destaca Alexsandra Andrea de Marchi, chefe da Unidade de Atendimento, Estatística e Instrução da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito de Curitiba.
Agilidade
Indicações de condutores que antes levavam 180 dias para análise no processo físico agora são oficializadas no dia seguinte quando feitas presencialmente e, em até 7 dias, quando enviadas pelos Correios ou via protocolo online. A análise de recursos da JARI (Junta Administrativa de Recursos de Infrações) também teve uma redução expressiva, passando de 700 para 100 dias.
A instrução automática de todos os processos trouxe mais agilidade tanto na montagem quanto na avaliação.Em Maringá, no Noroeste, o sistema modernizou a organização do setor e o controle dos processos. “O GIT trouxe mais eficiência e segurança para condutores e gestores”, ressalta Anderson Beraldo, servidor público municipal.
A digitalização dos protocolos acelerou os trâmites, enquanto o Geproc, evolução do GIT, reduziu o tempo de análise e aumentou a transparência no atendimento. Segundo o diretor-presidente do Detran-PR, Adriano Furtado, antes da implantação dos sistemas GIT e Geproc, 100% dos processos de defesa e recursos eram realizados por atendimento presencial. “Hoje, aproximadamente 70% desses processos são gerados por meio dos serviços on-line, evidenciando a evolução e a adesão às tecnologias digitais. O futuro aponta para a implantação de soluções tecnológicas ainda mais avançadas, com o objetivo de melhorar a qualidade, a celeridade, a economia e, acima de tudo, a segurança nos processos relacionados às infrações de trânsito”, afirma.
Cascavel contrata por R$ 19,1 milhões
No último dia 11, a Transitar, autarquia de Trânsito de Cascavel, homologou o processo para contratação da Celepar, por dispensa de licitação, para o fornecimento de “Solução de Gestão de Trânsito disponibilizada na forma de Software como Seviço – SaaS”, pelo valor de R$ 19.116.000,00, pelo período de 60 meses.
De acordo com a Transitar, o sistema inclui cadastramento e notificação da infração e defesa prévia, além do módulo adicional GEPROC (Gestão Eletrônica de Processos), que permite o trâmite de maneira digital, eliminando procedimentos manuais, como o talonário eletrônico, já usado pela autarquia.