SHOW RURAL

Sindicato Rural doa drone para Polícia Militar e Guarda Municipal para reforçar segurança

Cascavel recebe um novo drone para segurança pública, ampliando monitoramento na área rural e reforçando a Patrulha Rural - Foto: Assessoria/Divulgação
Cascavel recebe um novo drone para segurança pública, ampliando monitoramento na área rural e reforçando a Patrulha Rural - Foto: Assessoria/Divulgação

Cascavel - A segurança pública de Cascavel ganhou um reforço com a doação de um drone de longa distância pelo Sindicato Rural. O equipamento foi entregue à Secretaria de Segurança Pública e Proteção à Comunidade e também à Polícia Militar, ontem (12), no Show Rural Coopavel. A nova ferramenta será utilizada pela Guarda Municipal, especialmente pela Patrulha Rural, ampliando a capacidade de monitoramento e resposta a ocorrências na extensa área rural do município.

O presidente do Sindicato Rural de Cascavel, Paulo Orso, destaca que a iniciativa atende a uma demanda do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) e reforça o compromisso da entidade com a segurança no campo. “O Conseg tem atuado em diversos segmentos e nos trouxe essa demanda para potencializar o trabalho das forças de segurança. Dentro da nossa diretoria, entendemos que poderíamos contribuir adquirindo esses dois equipamentos e garantindo treinamento efetivo para o uso deles. É uma satisfação poder ajudar a Polícia Militar e a Guarda Municipal, pois essas corporações têm nos dado um grande suporte no campo. O mínimo que podíamos fazer era trazer tecnologia e inovação para fortalecer esse trabalho”, afirmou Paulo

Inteligência e precisão

O comandante do 6º BPM (Batalhão da Polícia Militar), coronel Cícero Tenório, lembrou que a PM trabalha com diversas ferramentas na ação preventiva e ostensiva. “O drone nos trará inteligência e precisão em nossas ações. Os policiais muitas vezes, em terra, não têm a visão e com o drone teremos uma visão de todo espaço para saber por onde entrar e como realizar os nossos cercos. Enfim, é uma ferramenta muito importante para a atividade policial”, detalhou.

Para o secretário de Segurança Pública e Proteção à Comunidade, Coronel Lee, a tecnologia é um fator indispensável para o avanço da segurança pública. “Não basta apenas fortalecer as alianças entre as forças de segurança e a sociedade civil. Precisamos também de meios eficazes para atuar no combate ao crime. Agradecemos essa iniciativa que, sem dúvidas, trará mais eficiência para nosso trabalho”, avalia.

O presidente do Conseg, Sergio Leonardo Gomes, ressalta que investimentos como esse são fundamentais para equilibrar a luta contra a criminalidade. “Os criminosos já utilizam tecnologia há muito tempo e possuem recursos para isso. A segurança pública precisa seguir o mesmo caminho, aproveitando ao máximo esses avanços para tornar o combate ao crime mais eficiente”, pontua.

Os drones serão utilizados em todo o município conforme a necessidade: ação preventiva, monitoramento de áreas estratégicas ou na resposta rápida a ocorrências. A iniciativa reforça a importância da união entre poder público e sociedade civil na busca por mais segurança em Cascavel.