![Lata velha: À espera da licitação? Lata velha: À espera da licitação?](https://uploads.oparana.com.br/2025/02/tXKs8QWv-4-5-local-1320x743.webp)
Cascavel - As redes sociais são mesmo um “canhão”. Embora seja preciso concordar com o escritor italiano, filósofo, semiólogo, linguista e bibliófilo italiano de fama internacional, Umberto Eco de que “as redes sociais deram voz a uma legião de imbecis”. Se bem utilizadas, as redes sociais são de grande utilidade na correção de problemas. Consequentemente, para melhoria da qualidade de vida das pessoas em qualquer lugar do mundo como, por exemplo, Cascavel. Recentemente, pelas redes sociais, em um perfil de reclamações bem conhecido, o internauta escreveu (vamos usar as transcrições literais dos posts):
“Minha reclamação e eu acho de muitos usuários do transporte coletivo de Cascavel a má qualidade de uns ônibus rodando em Cascavel, principalmente os de bairros. Nas linhas central da cidade são bons e esse da foto da linha Moradas Cascavel só é bonito por fora. Andando, parece que o ônibus vai desmontar de péssimo da empresa Pioneira. A passagem não é barata e o usuário merece melhores ônibus. Cadê a fiscalização desses ônibus só bonitos por fora? Eu até fico com pena dos motoristas trabalhar nuns ônibus nessas condições com barulho excessivo. Tem que trabalhar com protetor auricular. Acho que esse ônibus da foto nem devia estar circulando pelo mau estado interno. Não adianta maquiar por fora. Cadê a Transitar e a Prefeitura de Cascavel em cobrar por melhor qualidade no transporte público? Não tem que colocar ônibus de boa qualidade só na região central e nas principais avenidas de Cascavel. Os bairros também merecem ônibus de qualidade e não sucatas maquiadas rodando (sic)”.
Licitações desertas, barradas e fracassadas
Atualmente, as duas empresas que exploram a concessão do transporte público em Cascavel operam por meio de “contratos emergenciais”. Todas as tentativas de licitação feitas desde 2021, na gestão do ex-prefeito Leonaldo Paranhos, acabaram fracassadas.
Promessa do ex-prefeito Paranhos, o certame já sofreu diversas suspensões. Lançada pela primeira vez no final de 2022. A licitação foi barrada pelo Tribunal de Contas do Paraná em fevereiro de 2023, que exigiu alterações no estudo de viabilidade econômica.
Passos lentos
Após ajustes, a licitação foi remarcada para dezembro de 2023, mas acabou deserta. Helio Camilo Marra Júnior, sócio da Pioneira Transportes, afirmou que o contrato era inviável economicamente. Simoni Soares, então presidente da Transitar, apontou que o risco de demanda, com remuneração baseada no número de passageiros transportados, afastou as empresas.
Em 2024, um novo edital foi lançado para 9 de dezembro, com valor máximo de R$ 251,8 milhões e contrato de 15 anos, divididos em dois lotes. No entanto, o TCE-PR barrou a concorrência. Atendendo à representação da Viação Capital do Oeste. Ela apontou falhas no equilíbrio econômico-financeiro do contrato. No mesmo dia, o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Coletivos (Sinttacovel) obteve outra liminar contra a licitação, alegando irregularidades em uma cláusula do edital. O contrato atual, operado por Pioneira e Viação Capital do Oeste, segue vigente até junho de 2025. Enquanto isso, a licitação continua sem desfecho.
E outra internauta desabafou: “Realmente esses ônibus de bairro já passo do tempo. O pior tudo é q no centro tem os bonitinho mas muitas vezes dependendo o lugar q vc tá n consegue pega pois tá muito cheio. É as vezes nem tá tão cheio mas o motorista n para por tá atrasado. Aí a desculpa é q tá cheio. É dureza vc trabalha o dia inteiro chega na hora de ir embora tá cansada e tem q fica quase uma hora no ponto pra consegui pega o ônibus (sic)”.
E tem “treta” entre os usuários
E no meio das reclamações, há também quem abra o leque das discussões e até elogie os serviços do transporte público de Cascavel:
“Vai de ônibus quem quer. Tão fácil comprar uma bicicleta. Transporte de Cascavel ainda é o mais barato. Com uma passagem vc troca de ônibus no mesmo valor. Vai para outras cidades cada vez que tu desembarca paga outra passagem, e no mesmo valor daqui. Em São Paulo a mesma coisa, exceto METRO e CTPM. A cidade tem um custo meio caro em alguns setores mais ainda é melhor de muitas cidades que já visitei. Usei muito o transporte coletivo já. Hoje não necessito. Mais se um dia ou outro eu preciso deixar o carro em casa para ir viajar seja de ônibus ou de avião, uso o transporte de boa. Me atende perfeitamente (sic)”.
Mas, a resposta, como se diz, “é na lata”. Os menos favorecidos economicamente e que dependem do transporte público não perdoam: “Eu sou de uma questão. Quem tem carro e pode gastar com o valor da gasolina não precisa ficar falando de quem anda de ônibus. Pois se precisar um dia vai ver como é andar de ônibus fora motorista mal educado que se a pessoa demora um pouco para subir fica xingando. Muito uns desaforados mas isso não são todos. Eu já peguei ônibus que vai pro floresta que dá até medo de desmontar. Acho que é os primeiros que tinha. Agora, ar condicionado e chique é só no centro. No bairro que se f** a. Eu vi comentários do valor. Sim, é o mais barato mas para quem paga é muito (sic)”.
Os bairros e os “bonitinhos do centro”
Novo ou antigo, com ou sem tecnologia, o povo do bairro segue com a mesma dor: “Por que o melhor e o mais bonito só no centro da cidade?” Embora seja até possível contestar a reclamação em outras áreas com escolas, unidades de saúde e avenidas novas e restauradas nos últimos anos. Quando o assunto é transporte coletivo, a coisa complica mesmo. Sujeira e “lata velha” são velhos companheiros dos usuários.
“Pessoal que fica falando gracinha, lembra que tbm pagamos empostos. Porque só o centro tem ônibus bons? Porque somos os trabalhadores que precisamos e que pagamos caro para andar, temos nossos direitos. Você que fala gracinha lembre-se hoje tem carro amanhã pode não ter então seja mais educado e reveja o que fala. Não estamos reclamando atoa, infelizmente é a pura vrdd (sic)”. Outra usuária completa: “Realmente os ônibus que fazem as linhas de bairros, cobram mesmo valor das passagens da área central, mas os mesmos são piores que carroças, sem conforto nenhum, quase todos…”.
Também tem quem reclama dos “bonitinhos do centro”: “Realmente esses ônibus de bairro já passo do tempo. E o pior tudo é q no centro tem os bonitinho mas muitas vezes dependendo o lugar q vc tá n consegue pega pois tá muito cheio. E as vezes nem tá tão cheio mas o motorista n para por tá atrasado. Aí a desculpa é q tá cheio. É dureza vc trabalha o dia inteiro. Chega na hora de ir embora tá cansada e tem q fica quase uma hora no ponto pra consegui pega o ônibus (sic)”.
E mais: “[…] os onibus do centro só q tem ar condicionado. E bem cheio e men ligam. Eu quase pasei mal esse dias q n tava ligado to um oror msm (sic)”.