RIO – Um edital para cargos de nível médio e superior do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo (TRE-SP), que está com inscrições abertas, exige das candidatas resultados do exame de Papanicolau (citologia oncótica) para a aprovação nos cargos. Segundo o documento, este e outros exames têm caráter eliminatório: ?Somente serão empossados os candidatos considerados aptos em inspeção de saúde de caráter eliminatório, a ser realizada por Junta Médica Oficial, incluindo os candidatos inscritos como deficientes?, determina o edital.
O Papanicolau tem caráter íntimo e detecta o câncer de colo de útero. Há ainda, no edital, a exigência da mamografia em mulheres com mais de 50 anos e, no caso dos homens, é preciso fazer a dosagem do PSA (antígeno prostático específico) ? exame que constata o câncer de próstata ? também a partir desta idade.
Em resposta ao G1, o TRE-SP afirmou que os exames têm como função a ?avaliação de saúde do candidato no sentido de averiguar aptidão ao trabalho? e um ?aspecto preventivo em todos os seus níveis?.
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal retirou, em julho, a condição do exame Papanicolau em um edital após a exigência causar polêmica.