CALIFÓRNIA ? O Uber continua mergulhando de cabeça nos veículos autônomos. Mas não os chame dessa forma na Califórnia. A partir desta quarta-feira, o Uber permitirá que clientes em São Francisco peguem um carro autônomo, se tiverem essa sorte. A empresa não revelou muitos detalhes sobre o lançamento, como por exemplo quantos veículos planeja lançar, mas passará a usar Volvos autônomos gradualmente em sua cidade de origem.
A startup criada há sete anos não possui permissão explícita do Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia (DMV, na sigla em inglês) para testar carros autônomos nas ruas. Mas a companhia colocou discretamente os automóveis nas ruas de São Francisco há pelo menos algumas semanas sem tornar isso público, possivelmente violando a ordem do DMV. O Uber informou que tem compartilhado sua perspectiva de que seus carros não se qualificam como autônomos no DMV.
UBERO DMV da Califórnia exige que os provedores de veículos ?autônomos? estejam registrados no estado, algo que Google, Mercedes-Benz, Nissan, Cruise (da GM) e Baidu já fizeram. As empresas são obrigadas a emitir relatórios quando os motoristas intercedem ou quando seus carros se acidentam. A Tesla Motors não apresenta nenhum desses relatórios e, de forma similar, acredita que não se enquadra nas regras válidas para os veículos.
O DMV informou que seu processo de permissão foi criado para garantir a segurança pública enquanto a tecnologia é testada.
“Vinte fabricantes já obtiveram autorizações para testar centenas de carros nas ruas da Califórnia. O Uber deveria fazer o mesmo”, informou a agência, em comunicado enviado por e-mail.
Embora os executivos do Uber utilizem a palavra ?autodireção? e esbarrem pateticamente na palavra ?autônomo?, as definições aparentemente são motivo de debate. O DMV define um veículo autônomo como uma ?tecnologia com a capacidade de conduzir um veículo sem controle físico ativo ou monitoramento de um operador humano?. Os carros autônomos do Uber terão dois humanos envolvidos, um pronto para segurar o volante e outro que irá monitorar os pedestres, direcionando o carro para mudar de faixa e ajudando a registrar incidentes.
Em uma dessas corridas, na terça-feira, um motorista assumiu o controle do veículo mais de 12 vezes em menos de 30 minutos. Os motivos: ele se preocupou quando o carro se aproximou demais de um pedestre, quando não deixou outro veículo passar para sua faixa e quando houve a possibilidade de travar o trânsito entrando em um cruzamento já repleto de veículos.
Outros motivos foram mais misteriosos. Às vezes o carro simplesmente entregava o controle ao motorista sem muita explicação. O motorista disse que o carro provavelmente estava ficando com os sensores sobrecarregados. Nesse breve passeio pelo centro de São Francisco, quando outro carro buzinou para o veículo autônomo por tentar mudar de faixa, o motorista do Uber assumiu o controle do veículo.
Cotidiano