RIO – A sonda europeia Schiaparelli colidiu em Marte, em outubro, depois que uma falha em um sensor provocou uma ativação precoce do paraquedas e o desligamento antecipado dos retrofoguetes, que são utilizados nos últimos segundos de manobra para reduzir a velocidade do módulo, a mais de 3,7 km da superfície do planeta vermelho. O diagnóstico é fruto de uma investigação sobre o ocorrido divulgada, nesta terça-feira, pela Agência Espacial Europeia (ESA).
O erro decorreu de uma falha momentânea em um dispositivo que mede a rapidez da rotação da sonda, completou o comunicado da ESA.
?Quando inseridas no sistema de navegação, as informações erradas geraram uma altitude estimada que era negativa ? ou seja, abaixo do nível do solo. Isso, por consequência, provocou uma liberação prematura dos paraquedas… e um breve disparo dos retrofoguetes?, afirma o relatório sobre a tentativa de aterrisagem em marte no dia 19 de outubro.
A colisão do Schiaparelli em Marte finalizou, abruptamente, a missão para testar o sistema de aterrissagem e para medir a direção e a velocidade do vento na superfície do planeta. O contratado principal para a fabricação da sonda é a Thales Alenia Space, uma joint venture entre a Thales SA e Leonardo Finmeccanica SpA. Um relatório completo sobre o acidente deve ser divulgado no início de 2017, segundo a ESA.
Mesmo assim, a agência, baseada em Paris e formada por 22 Estados-membros, afirmou que a expedição forneceu informações que serão cruciais para a aterrissagem de um veículo-robô em Marte em 2021, planejado para buscar vida no passado e no presente.
?Nos teremos aprendido muito do Schiaparelli? afirmou em nota David Parker, que monitora os programs de exploração no espaço da ESA.
No histórico europeu de pousos em Marte, a experiência com o Schiaparelli foi a primeira após o fracasso do módulo Beagle 2, que chegou a tocar o solo em 2003, mas nunca mais estabeleceu comunicação com a base. Os americanos, por outro lado, conseguiram aterrissagens bens sucedidas em 1976 com as sondas Viking 1 e Viking 2.