Cotidiano

Para Alexandre Webber, Unioeste está “em paz” e pode avançar ainda mais

Para Alexandre Webber, Unioeste está “em paz” e pode avançar ainda mais

Cascavel – A Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), experimenta um dos seus momentos mais prósperos, seja no ambiente de docência e acadêmico, como junto a sociedade organizada em sua ampla região de abrangência. E isso tem uma explicação: O atual reitor, Alexandre Webber, assumiu o compromisso de comandar uma das principais universidades públicas do interior do País em 2020, ano da pandemia do novo coronavirus, tendo o diálogo conciliatório como ferramenta de trabalho. Mesmo dentro do impacto causado pela Covid-19, Webber construiu avanços graças a este diálogo estabelecido com cada um dos campus da Unioeste.
Bem antes de assumir a reitoria, Alexandre Webber se formou na primeira turma de Odontologia da Unioeste. Ocupou anos depois o cargo de professor, coordenador do curso de Odontologia por quatro anos e diretor do campus de Cascavel, por oito anos. “O objetivo era fazer com que a paz voltasse a reinar na Unioeste. No meio da pandemia, foi preciso ter jogo de cintura para aplicar as aulas remotas, fortalecendo o diálogo em toda a universidade”, recorda.
A consonância de ideias predomina nos campus da Unioeste, conforme o reitor. Entre os avanços apontados por Webber nos últimos 3,5 anos, o destaque fica para a aprovação do regimento interno do Hospital Universitário, passando a ser uma unidade com paridade em relação aos demais campus. “Além disso, durante todos os anos da gestão, conseguimos obter bons investimentos, com destaque para a recuperação do custeio da universidade e depois de uma década, realizamos o concurso para os agentes universitários”.
O reitor Alexandre Webber afirma ainda que a Unioeste pode evoluir ainda mais. “Se conseguimos projeção com tudo que passamos, enfrentando mais de dois anos de pandemia e agora com a universidade vivendo um novo patamar, vamos avançar muito mais”, enfatiza. Segundo ele, a Unioeste subiu mais um degrau com relação ao fundo estadual de ciência e tecnologia, com todo regramento construído pela Secretaria de Ciência e Tecnologia. “Implantamos e fizemos a agência de inovação, atrelada à Agência de Desenvolvimento Regional, com o conselho já constituído”.

Vestibular
A Unioeste também se prepara mais um vestibular, programado para o dia 17 de dezembro. Na edição passada foram 11 mil inscritos e a expectativa é de superação. “Estamos voltando a crescer, com a reestruturação dos cursos de graduação e em breve, teremos o custo de Psicologia para o campus de Toledo”, salienta Webber. Hoje, são 13 mil acadêmicos envolvidos nos cursos de graduação e pós-graduação. “A Unioeste mostra a sua força na pós-graduação, no mestrado e no doutorado”.

Por aclamação?
Resultado do trabalho desenvolvido por Alexandre Webber frente a reitoria é que, de forma inédita em toda sua história, a Unioeste pode ter um reitor reeleito por aclamação, sem o conhecidos embates que sempre marcaram a história da universidade. Com apoio dos cinco campi, uma única chapa está sendo encabeçada por Webber que deve ser registrada até a quarta-feira (30). Neste ano, a campanha para as eleições na Unioeste iniciam no dia 12 de setembro, com o pleito sendo realizado no dia 5 de outubro

Unioeste abre terceira edição do
Provare para vagas ainda em 2023

A Unioeste abre mais uma oportunidade para quem quer ingressar na graduação ainda neste ano. Estão abertas as inscrições para a terceira edição do Provare, vagas remanescentes destinadas às pessoas que concluíram o Ensino Médio. As inscrições são totalmente gratuitas e podem ser feitas no link: www.unioeste.br/provare, até às 17h do dia 04 de setembro. São mais de 100 vagas abertas que podem ser conferidas no portal da Unioeste.

Como participar?
Os interessados em participar do processo seletivo podem utilizar a nota do Enem ou do Vestibular dos últimos 5 anos, mas caso o candidato não tenha realizado nenhuma dessas provas também é possível optar pelo envio de uma redação, todas as informações estão disponíveis no site oficial do PROVARE: unioeste.br/provare.
O Provare é o Processo Seletivo das Vagas Remanescentes da Unioeste que ocorre exclusivamente pela redação, ou seja, é voltado para todos aqueles que tiverem concluído o ensino médio até a data da matrícula. A redação do Provare é aquela realizada nas últimas cinco edições do vestibular ou do Enem e, para candidatos que não participaram dessas edições (apenas estes), é permitida a produção de uma redação específica para o Provare.
Geralmente, o Provare ocorre após encerramento das chamadas regulares do Sisu e Vestibular, tendo em vista a existência de vagas não preenchidas, podendo ser antecipado no caso de inscritos insuficientes nessas seleções.