Opinião

Coluna ADI pelo Paraná

ADI
ADIPR

Suplência

Os deputados Pedro Paulo Bazana (PSD) e Wilmar Reichembach (PSD) assumiram as vagas na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) dos parlamentares que se licenciaram para assumir a Secretaria no governo estadual. Bazana retorna à Casa após o pedido de licença do deputado Marcelo Rangel (PSD), que vai comandar a Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital. Reichembach ocupa a vaga aberta pelo deputado Márcio Nunes (PSD), que se licenciou para assumir o posto de secretário do Turismo.

 

Insegurança jurídica

Alvaro Dias e representantes das federações de indústria e comércio de vários estados entregaram ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, um documento que demonstra o prejuízo causado pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre pagamento retroativo de CSLL por empresas. Intitulado “Manifesto Pelo Respeito à Coisa Julgada Tributária e Pela Garantia da Segurança Jurídica”, o documento ressalta que a decisão do STF é “desfavorável à criação de um ambiente de negócios saudável, que reduza as incertezas causadas pela insegurança jurídica”.

 

Tráfico internacional

A Polícia Federal  (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira (2) a operação Conexão Guarani, que mira uma quadrilha especializada em tráfico internacional e comércio clandestino de armas de fogo de uso restrito, além de lavagem de capital e evasão de divisas. Agentes foram às ruas para cumprir seis mandados de busca e apreensão nos municípios de Porto Seguro (BA), Feira de Santana (BA) e Foz do Iguaçu (PR). A 3ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro também determinou o bloqueio de R$ 10 milhões em bens dos investigados.

 

Demandas do Paraná

O deputado federal Beto Preto (PSD) está priorizando o atendimento aos prefeitos levando as demandas do Paraná para a Câmara dos Deputados. Recentemente, o parlamentar solicitou informações sobre a realidade das obras paralisadas de escolas no Estado e a rápida retomada das obras. Beto Preto também contatou com representantes do Ministério da Saúde para iniciativas de combate à dengue. ““Estamos iniciando o trabalho legislativo e temos vários outros projetos que pretendemos defender”, afirmou.

 

Nota contemplada

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) informa que cinco prêmios de R$ 10 mil do Nota Paraná que ainda não foram resgatados no período legal de 12 meses irão expirar. O prazo para retirada desses valores vai até sexta-feira (10). Os consumidores contemplados no sorteio de março do ano passado são das cidades de Colombo, bairro Alto Maracanã (final do CPF 58); de Curitiba, Bairro Alto (final do CPF 71), Mercês (final do CPF 91) e Santa Quitéria (final de CPF 68); e do município de Fazenda Rio Grande, no bairro Pioneiro (final do CPF 96).

 

Cisop

O prefeito de Iguatu, Vlademir Barella, foi reeleito presidente do Cisop (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná). O mandato é de dois anos. Os demais integrantes da Diretoria são o vice-presidente Giovani Miguel Wolf Hnatuw (prefeito de Corbélia); o secretário-geral Osmário de Lima Portela (prefeito de Guaraniaçu) e o tesoureiro Renato Tonidandel (prefeito de Santa Lúcia). De acordo com Barella, o foco deste novo mandato é ainda mais ousado do anterior. “A meta agora é a consolidação do projeto em andamento das cirurgias eletivas, com a entrada efetiva de Cascavel no projeto. Outra meta é viabilizar a compra de parte de insumos e medicamentos de saúde dos municípios via Cisop”, diz o presidente.