Cotidiano

Atenção foliões! Operação integrada vai fiscalizar locais de concentração

Atenção foliões! Operação integrada vai fiscalizar locais de concentração

Cascavel – Para coibir abusos nas vias e dentro de estabelecimentos que colocam em risco a vida e a segurança das pessoas, uma operação integrada com órgãos de segurança e de trânsito vai atuar na fiscalização dos locais de concentração de foliões, festas e vias de Cascavel a partir de hoje (16) até a “Terça-feira de Carnaval”, dia 21. Serão realizadas blitzes de trânsito e bloqueios das 19h às 5h, principalmente na região central na Avenida Brasil e Rua Paraná, região onde ficam a maior parte de casas noturnas da cidade.

Em coletiva de imprensa, ontem (15), no auditório da Prefeitura de Cascavel, representantes dos órgãos que estarão à frente das ações detalharam o que será feito pelas equipes da Transitar, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e secretarias municipais de Meio Ambiente e Saúde. Além disso, haverá plantão ininterrupto do Conselho Tutelar, um em cada regional, para atendimento de casos envolvendo menores de idade.

Exemplo de 2022

Simoni Soares, presidente da Transitar destacou que depois do que ocorreu no Carnaval de 2022, neste ano os órgãos estão organizados para que as situações de baderna não se repitam e, por isso, várias reuniões desde o começo do mês foram realizadas também com os donos dos estabelecimentos comerciais que foram orientados sobre as ações, direitos e deveres, além de serem comunicados sobre as ações durante o feriadão.

Segundo Soares, já foram mapeados 14 locais de maior concentração, aonde estarão concentradas as ações, mas ainda terá reforço do videomonitoramento das câmeras da autarquia que identificando abusos, repassando ocorrências e situações de risco ao grupo que estará atuando nas ruas. Além disso, será cobrado que as calçadas estejam livres para que os pedestres não transitem pelas vias públicas, como ocorreu no ano passado.

Redes sociais

A operação também estará também monitorando possíveis aglomerações que ocorram a partir de “convocações” por meio de redes sociais. “Tivemos um pedido de fechamento de via de um bloco de carnaval de rua, mas que não foi autorizado. Queremos evitar o que ocorreu no ano passado, aonde muitas pessoas passaram mal, tiveram brigas e diversos crimes de trânsito, com uma grande plateia para participar disso”, salientou.

Outro ponto importante que não será permitido e fiscalizado é o estacionamento de veículos nos bolsões da Avenida Brasil. “Vamos fiscalizar e guinchar os veículos que estiverem nesse espaços da meia noite às 6h em todos os dias de operação”, reforçou a presidente.

As blitzes de trânsito também serão constantes nesses dias em vários locais, para identificar motoristas que dirigem embriagados. “Se beber não dirija, porque vamos estar presentes e todos serão testados com os etilômetros”, alerto.

Cigarros eletrônicos

Com atuação conjunta nas ações, representantes da Vigilância Sanitária estarão nos locais verificando tanto a venda quanto o consumo ilegal do cigarro eletrônico e nos casos identificados, os proprietários serão autuados. A Secretaria de Meio Ambiente também terá plantão para identificar casos abusivos de poluição sonora, que poderão ser identificados com uso de aparelho e ainda reorganizou a equipe de limpeza, que fará a varrição de ruas nas primeiras horas do dia e a coleta de lixo, que deverá ser embalada pelos proprietários e acondicionados em frente aos estabelecimentos.

PM e Bombeiros

A Polícia Militar também terá um efetivo extra na região central de Cascavel durante o Carnaval, com apoio e rondas em todos os bairros da cidade. De acordo com o Major Cícero, comandante do 6º BPM (Batalhão de Polícia Militar) de Cascavel, em 2022 a PM identificou pelo menos 40 pessoas dirigindo embriagadas e muitos casos ilícitos de porte de armas e drogas. “Estaremos atuando de forma efetiva e ninguém ficará impune”, disse ele, lembrando do caso do jovem que exibiu uma arma no meio de centenas de pessoas no ano passado e que a imaginou viralizou na internet.

A lotação das casas noturnas também será ponto de fiscalização por parte do Corpo de Bombeiros. Desde a semana passada os estabelecimentos foram alvos de fiscalização de alvarás e de equipamentos contra incêndio, mas caso seja identificada superlotação, o estabelecimento poderá ser fechado. Quem tiver denúncias durante esses dias pode avisar os órgãos pelo telefone de whats do setor de trânsito número 99135-5207.

Atendimento médico

Outro diferencial das ações deste ano, será a disponibilização de duas ambulâncias das 19h às 7h, nas proximidades da Rua Paraná com a Pio XII, que serão custeadas pelos próprios empresários e de duas motolâncias do Consamu, que conseguem fazer um deslocamento mais rápido. No ano passado foram pelo menos 70 acionamentos médicos nos dias de carnaval com 59 casos efetivos de problemas ligados as festas.

Foto: Arquivo/Secom/Transitar