Cotidiano

Decisão sobre pedidos de impeachment não se toma 'da noite para o dia', diz Maia

O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta quarta-feira (24) que a decisão sobre os pedidos de impeachment do presidente Michel Temer "não se toma da noite para o dia" e que não vai analisá-los no “drive-thru” – numa referência ao sistema de venda rápida de fast food. Segundo ele, é preciso ter paciência.

Até o momento, 16 pedidos para afastar Temer estão protocolados na Câmara. Desses, 12 foram apresentados desde a semana passada, após a divulgação de informações de delação premiada dos donos da JBS, Wesley e Joesley Batista, que envolvem o presidente. Veja ponto a ponto o que foi dito sobre Temer na delação.

“Eu não posso avaliar uma questão tão grave como essa num drive-thru, não é assim”, disse Maia. “Temos que ter paciência, estão dizendo que engavetei, eu não tomei decisão. E não é uma decisão que se toma da noite para o dia”, afirmou.

Maia ressaltou que o presidente da Câmara não será “instrumento para a desestabilização do Brasil”.

Nesta quinta (25), mais um pedido de impeachment deve ser protocolado na Câmara contra Temer. Dessa vez, pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Segundo a assessoria da OAB, o pedido vai ser protocolado no Legislativo pelo presidente da OAB, Claudio Lamachia, por conselheiros federais e presidentes das seccionais da entidade dos advogados.