Agronegócio

IDR-Paraná apresenta boas práticas de manejo do solo no Show Rural

Unidade mostra aos produtores os benefícios desta modalidade de cultivo, como preservação, produtividade, redução de custo e rentabilidade. Também há simulador de chuva

Manejo do solo é atração do IDR-Paraná no Show Rural - Cascavel, 08/02/2022
Manejo do solo é atração do IDR-Paraná no Show Rural - Cascavel, 08/02/2022

Boas práticas de manejo do solo preservam o ambiente, aumentam a produtividade, reduzem custos e melhoram a rentabilidade do produtor. Os visitantes do Show Rural, que acontece em Cascavel, podem conferir esses benefícios na unidade de manejo e conservação do solo e da água que o IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater) instalou na feira.

A diversificação de cultivos com plantas de cobertura é uma prática muito recomendada aos produtores. Nesta edição do Show Rural, os pesquisadores mostram detalhadamente os benefícios proporcionados pelo uso do milheto, guandu anão, trigo-mourisco e as crotalárias ochroleuca e spectabilis. “São espécies que podem ser utilizadas tanto para cultivo solteiro como em associações”, explica o pesquisador Cezar Francisco Araújo.

Plantas de cobertura em rotação de culturas beneficiam a biodiversidade e o equilíbrio do ambiente, ele explica. Isso cria condições propícias à presença de inimigos naturais de pragas e doenças.

Araújo, que é especialista em solos, acrescenta que a rotação e diversificação de cultivos — com utilização de plantas com diferentes tipos de raízes — favorecem a infiltração e armazenamento de água no solo. “Verificamos infiltração de até 200 milímetros por hora de chuva, contra apenas 30 milímetros em áreas conduzidas unicamente com a sucessão soja-milho”, relata.

SIMULADOR DE CHUVAS – Na unidade do IDR-Paraná no Show Rural também haverá demonstrações do simulador de chuvas, equipamento já bastante conhecido do público e sempre uma atração bastante procurada no evento. “O simulador possibilita constatar facilmente o quanto a chuva pode ser prejudicial aos solos quando não são utilizadas boas práticas de manejo”, afirma Araújo.

Outra atração do espaço é o infiltrômetro de Cornell, tema conduzido pelo extensionista Celso Daniel Seratto. O equipamento permite medir com precisão, e rapidamente, a quantidade de água da chuva que é absorvida pelo solo. Essa é uma noção importante, já que a capacidade de infiltração pode ser reduzida em até três vezes nos terrenos compactados.

SHOW RURAL – Realização da Cooperativa Agroindustrial de Cascavel (Coopavel), o Show Rural teve início nesta segunda-feira (7) e prossegue até o dia 11. Em sua 34ª edição, é considerado um dos mais importantes eventos voltados à divulgação de tecnologias agrícolas no País.

AEN