“A partir desse instante, o Hospital Municipal Dr. Cruzatti está apto a realizar cirurgias e partos. A partir de hoje, as gestantes rondonenses terão os seus filhos aqui, por meio da saúde pública local”. Com esse anúncio, o prefeito Marcio Rauber abriu ontem coletiva na recepção do Hospital Municipal Dr. Cruzatti. Diversas autoridades acompanharam a cerimônia.
A secretária de Saúde, Marciane Specht, de maneira emocionada, anunciou que a partir dessa data as gestantes rondondonses devem procurar o acompanhamento e atendimento diretamente no Hospital Municipal, e não mais na Unidade de Saúde 24 Horas.
Desde 2011, quando houve o descredenciamento do SUS por parte dos hospitais locais, 1.724 crianças rondondonenses nasceram fora do município, tendo sido registradas em outras cidades. Houve casos, inclusive, de partos de emergência realizados dentro de ambulâncias, às margens de rodovias da região, pela ausência do atendimento público em Marechal Rondon.
Segundo Rauber, habilitar o Hospital Municipal para a realização de partos era um de seus principais compromissos com a população rondonense. “Além de cirurgias e partos, com o nosso centro cirúrgico e toda a equipe de médicos e enfermeiros habilitados, temos ainda os desafios quanto à pediatria e às filas para exames, em cujas frentes estamos trabalhando com afinco”, pontuou o prefeito.