Agronegócio

Energias renováveis ganham espaço no Show Rural Coopavel

Energias renováveis ganham espaço no Show Rural Coopavel

 

 

Cascavel – O mundo jamais falou, investiu e consumiu tanta energia de fontes renováveis como agora. Especialistas dizem que essa é uma tendência irreversível com importante impacto na vida das pessoas, de suas comunidades e empresas. O Show Rural Coopavel abre espaço para o melhor dessas novidades, mostradas com força por expositores e também pelo IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná), por meio do RenovaPR.

Um ambiente de 150 metros quadrados, junto ao IDR, será destinado a demonstrações de energias geradas por fontes solar, biogás, biometano e eólica. Ao mesmo tempo em que está atento às questões ambientais e de sustentabilidade, quem investe nessas matrizes energéticas está preocupado com os constantes aumentos no valor da tarifa da eletricidade convencional. Apenas nos últimos 12 meses, o acréscimo na fatura superou os 30%, o que encarece os custos das mais diferentes cadeias produtivas. O RenovaPR dispõe de recursos que podem diminuir em até 95% os gastos com energia entre os produtores e agroindústrias.

O espaço terá a demonstração de um conjunto de placas fotovoltaicas com energia solar funcionando, gerando energia e movimentando equipamentos em tempo real. Em parceria entre o IDR Paraná e o Cibiogás, serão levadas informações e demonstrações para geração e uso do biogás e com filtragem para obtenção do biometano – combustível equivalente ao GNV – Gás Natural Veicular, que dará autonomia de transporte e mobilidade a produtores e agroindústrias que gerarem seu próprio combustível. Como demonstração teremos no local um trator a biometano, que será lançado comercialmente lá pela New Holland – e um caminhão Scania também a biometano – o primeiro caminhão brasileiro nessa modalidade.

 

Gerador Eólico

Também estará no espaço e gerando energia em tempo real o Gerador Eólico Hotek, produto 100% paranaense que chega para ocupar o mercado de geradores de médio porte. Com 23 metros de altura, ele pode ter uso rural ou urbano e é solução para geração 24 horas por dia.

O gerador usa tecnologia de duto aerodinâmico em vez de pás. Destaque especial para o gerador elétrico, que inicia a produção de energia com apenas 0,8 m/s (2,9 km/h) de vento, desempenho considerado ótimo em comparação a equipamentos existentes no mercado que iniciam produção somente a partir de 3,5 m/s de vento. E pode operar tanto ligado à rede de energia da distribuidora de energia em geração distribuída – compensando a geração no seu consumo mensal, como off-line, podendo ainda alimentar conjuntos de baterias que permitem autonomia energética total a um empreendimento, mesmo em locais em que não haja energia elétrica ou não seja atendido por distribuidora concessionária.

O projeto do gerador é liderado pelo empresário e técnico do ramo de eletrônica Edison Peruzzo, que possui um longo currículo de inovações em sua carreira de mais de 50 anos e é um dos sócios da Hotek Tecnologia e Inovação, empresa instalada em São José dos Pinhais-PR.

 

Crédito: Assessoria