Saúde

Covid-19: Morre bebê de 9 meses que estava internado em Cascavel

boletim divulgado na quarta-feira (26) confirmou a morte do menino que tinha comorbidades decorrentes do nascimento

Covid-19: Morre bebê  de 9 meses que estava internado em Cascavel

Cascavel – A morte de um menino de apenas 9 meses de idade por Covid-19 deixou a cidade de Palotina em luto esta semana. O boletim divulgado na quarta-feira (26) confirmou a morte do menino que tinha comorbidades decorrentes do nascimento. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Palotina, o bebê tinha paralisia cerebral e evoluiu a óbito no dia 25, terça-feira.

Segundo a secretária de Saúde de Palotina, Nissandra Karsten, o menino internou no Hospital Municipal e evoluiu rapidamente sendo transferido para UTI pediátrica do Huop (Hospital Universitário de Cascavel), onde acabou entrando em óbito. Quando foi internado os pais estavam com sintomas respiratórios e foram confirmados também com a doença.

Nissandra karsten disse que é importante manter os cuidados com a máscara, os locais arejados “e mais do que nunca manter a vacinação em dia”. Palotina está realizando a vacinação das crianças desde a semana passada e nesta sexta-feira (28) estão imunizando as crianças de 5 a 11 anos o dia todo e que a procura está bastante grande.

Segundo ela, é bem importante a imunização também deste público que nas últimas semanas teve um aumento de pelo menos 5% de casos e de internações. A vacinação está sendo agendada na parte da manhã e faz agendamento da vacinação durante todo o dia.

Conforme a secretária, em Palotina foram aplicadas 56.726 doses de vacina contra a Covid-19, sendo da população acima de 12 anos um total de 98,7% de primeira dose, 91,08% de segunda dose e 19,51% de doses de reforço, conforme os dados extraídos do último dia 21 de janeiro. “Estamos com toda a força fazendo a imunização mesmo com o afastamento dos servidores”, disse ela, complementando que atualmente cerca de 30 servidores foram afastados de um total de 350 funcionários da saúde.

 

Cascavel

A Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel iniciou ontem (27) a vacinação de crianças com 11 anos sem comorbidades, ação que continua nesta sexta-feira (28), para aquelas que fizeram o agendamento. Entre terça e quarta-feira, foram feitos 903 agendamentos nas 43 unidades de saúde do Município.

Para os adultos, a vacinação será retomada na próxima semana, seguindo o mesmo esquema: segunda, terça e quarta-feira a vacinação para idades acima de 12 anos e quinta e sexta-feira, imunização de crianças com idades entre 10 e 11 anos.

Ana Carolina Rossin que é coordenadora do Programa Municipal de Imunização, reforçou a importância de fazer o agendamento e dos pais não esquecerem a carteira de vacinação das crianças, que acompanhadas dos pais não precisam de autorização. Depois da vacina ser aplicada, a criança precisa ficar pelo menos 20 minutos em observação.

Hoje segue a vacinação para crianças de 11 anos, sem comborbidades

 

Samu Oeste registra o dobro de atendimentos de Covid

 

O Samu Oeste divulgou um aumento de ocorrências e, consequentemente, de atendimentos relacionados a Covid-19. De acordo com diretora técnica médica do Samu Oeste, Karina Correa Ebrahim, com casos da variante Ômicron houve um aumento nos atendimentos de urgência e emergência alcançados pelo telefone 192 neste mês de janeiro.

Até a terça-feira (25), foram registradas 402 ocorrências, mais que o dobro de dezembro, que registrou 191 casos e superior também a novembro, com 241 casos. Ou seja, a média diária de novembro que era de sete casos por dia, passou para 42 neste mês. “A ômicron veio com força e por isso é importante que as regras que todos conhecem, como usar máscara facial, manter distanciamento social e higienizar as mãos com álcool em gel permaneçam como prioridade”, observou.

Segundo Ebrahim, a curva aumentou e isso coloca o serviço em alerta, até porque vários profissionais estão se contaminando e sendo afastados, o que gera prejuízos para população, não só em relação a Covid, mas também para outras emergências clínicas. “Temos uma baixa de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas. A vacina mostrou a sua eficácia, porque a maioria são de sintomas mais leves, mas ainda atinge um grupo de pessoas que estão mais vulneráveis”, explicou.