Seguindo todos os protocolos sanitários, com uso de máscaras, álcool em gel e ocupando espaços adequados para garantir o distanciamento, a Fomento Paraná e o Sebrae/PR concluíram uma rodada de seis encontros regionais de agentes de crédito. Os eventos aconteceram em Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Cascavel e Pato Branco e tiveram a participação de 200 agentes e 74 correspondentes da rede de parceiros da instituição, ao longo do mês de outubro.
“Tivemos uma renovação em torno de 70% da rede de agentes neste ano e a maioria havia sido capacitada apenas em cursos a distância. Esta foi a primeira oportunidade de contato presencial de boa parte deles com as equipes e com as diretrizes da Fomento Paraná e do Sebrae”, explica o diretor de Mercado da Fomento Paraná, Vinícius Rocha.
“O apoio do Sebrae com estrutura, equipes de suporte e o nivelamento de informações contribuíram sensivelmente para atingir nossos objetivos e gerar mais proximidade e pertencimento aos agentes de crédito”, completa.
Os encontros regionais permitem a troca de experiências e boas práticas entre agentes de crédito no ambiente regional e possibilitam a construção de temáticas que serão abordadas em um encontro estadual, ainda em novembro, quando serão discutidas estratégias para 2022.
“O encontro é um momento expositivo para nivelar as informações tanto do Sebrae quanto da Fomento Paraná e para apresentar os grandes resultados alcançados pela rede de parceiros em 2021 e um balanço do programa Paraná Recupera. Além disso tivemos oportunidade de reforçar a importância do protagonismo e do comportamento empreendedor através de uma palestra aos agentes”, detalha Luciano Martins, gerente de Mercado da Fomento.
A metodologia dos encontros é participativa, com atividades práticas pensadas para ajudar o indivíduo e o grupo na percepção de aspectos cotidianos de tarefas como gestão de carteira, ambiente e estrutura de trabalho, conhecimento técnico e também realização pessoal.
“Também apresentamos aos grupos as melhorias promovidas pela Fomento Paraná nos sistemas de análise de propostas, nas regras dos produtos, redução de taxas de juros, implantação do Fampe (fundo de aval) e a criação de um kit digital para divulgação do microcrédito, fruto de demandas apresentadas em ocasiões anteriores”, relata Moacir Cardoso, coordenador de Atendimento ao Cliente da Fomento.
CORRESPONDENTES – Paralelamente aos encontros de agentes foram realizadas também oficinas com correspondentes da Fomento Paraná que atuam principalmente em associações comerciais, sindicatos patronais e entidades empresariais especializadas credenciadas.
Foi a primeira iniciativa desenvolvida no formato de oficina para alinhar conhecimento prático sobre as linhas de crédito disponíveis no modelo de parceria por meio de correspondentes.
Durante três horas, analistas da Fomento Paraná apresentaram características das linhas e deram orientações sobre enquadramento das propostas, análise de crédito, portfólio de garantias e estudos de caso sobre linhas de crédito para investimento e capital de giro.
“A proposta era aproximar e fortalecer os vínculos com a rede de parceiros correspondentes e impulsionar novos negócios a partir da melhoria do conhecimento destes agentes de negócio”, afirma Artur Coelho, coordenador da Rede de Parceiros.
(AEN)