Em 2020, o Paraguai registrou um aumento de 12% na taxa de mortalidade da população. O número deve aumentar este ano considerando as previsões do Instituto para Métricas e Avaliação em Saúde (IHME) da Universidade de Washington, o país poderá chegar aos 23 mil óbitos até setembro em decorrência da covid-19.
No último final de semana, o país superou as 7 mil mortes por covid-19, sendo 5 mil durante este ano. 54% das regiões paraguaias estão em alerta vermelho com picos de contágio.
A região da capital Assunção corresponde a 70% das contaminações. Os departamentos de Itapúa, Misiones, Ñeembucu e Paraguarí tiveram aumento de casos.
O chefe da Vigilância em Saúde, Guillermo Siquera, disse que o país o país está no pico da curva de contaminações. Ele ressaltou ainda, que há três meses o sul do país registra aumento de casos. “O sul do país é considerado zona vermelha”, disse.
Recorde de internamentos
O Ministério da Saúde do Paraguai informou na quarta-feira (12) que 3.441 pessoas estão internadas com complicações da covid-19, sendo 599 em unidades de terapia intensiva. Com mais 74 mortes registradas ontem, o país chegou à 7.359 vítimas da covid-19.