Saúde

Volta às aulas: retomada será parcial e gradual

Mesmo com indicativo de estabilização de casos e óbitos em decorrência da covid-19, a Secretaria de Saúde do Paraná não valida o retorno das aulas presenciais

Volta às aulas: retomada será parcial e gradual

Cascavel – O Decreto Municipal 15.621, de 19 de agosto, autorizou a retomada de aulas presenciais nas instituições privadas de ensino superior a partir de 31 de agosto em Cascavel.  Segundo o Sinepe (Sindicato das Escolas Particulares), a volta dos alunos deve ocorrer de forma gradual e parcial. “O decreto prevê a partir do dia 31, mas não necessariamente que volte nesse dia. Vejo que as universidades estarão retornando aos poucos, com muito planejamento e de modo que todos sejam bem orientandos quanto ao protocolo”, explica o presidente do Sinepe – Regional Oeste, Gelson Luiz Uecker.

Gelson acredita que a volta dos alunos deve seguir o mesmo caminho. “Vejo que, aos poucos, os alunos irão voltar. Como aconteceu nas aulas práticas, retomadas em 27 de julho. É difícil estimar o comportamento, mas vejo que a maioria retornará”.

As aulas remotas serão mantidas, atendendo também quem não pode ir à instituição por ser do grupo de risco da covid-19, por exemplo.

Não volta

Segundo Gelson, a decisão é de cada instituição. O Centro Universitário Assis Gurgacz (FAG), por exemplo, informou por meio de nota que não vai retomar as atividades presenciais neste momento, respeitando a opção dos alunos. Em consulta interna, 87% disseram não estar confortáveis para voltar às salas agora.

Já a Unipar retorna nesta quarta. A Univel não informou.

Escolas preparadas

A próxima liberação de atividades presenciais é para estudantes do Ensino Médio, a partir do dia 14 deste mês. Nesse caso, o presidente do Sinepe não esconde o otimismo: “Os colégios estão preparados e otimistas com o retorno. Assim como nas universidades, elaborando protocolos de segurança para garantir o retorno da melhor forma possível”.

Estado não recomenda a volta

Mesmo com indicativo de estabilização de casos e óbitos em decorrência da covid-19, a Secretaria de Saúde do Paraná não valida o retorno das aulas presenciais, nem na rede pública nem na privada.

Para o secretário de Saúde, Beto Preto, não há possibilidade do retorno de atividades presenciais, pois os números ainda são altos. “Não temos como falar em data. Enquanto as curvas de casos e óbitos não estiverem em queda sustentada, não há previsão”.

Contudo, o governo estadual não deve intervir na decisão municipal em Cascavel.

O Município reitera que o decreto municipal continua em vigor. “No momento, não há alterações previstas. Vale destacar que as decisões tomadas pelo governo municipal são todas com o aval e orientação do COE [Comitê de Operações Especiais] e com base nos dados do boletim epidemiológico. Dessa forma, as instituições particulares continuam autorizadas a retomar as atividades. Contudo, se houver uma proibição em âmbito estadual, o Município irá seguir a determinação”, informa, em nota.