Toledo é um dos municípios que mais dispensou vacinas no Paraná. Com 77,7% das doses recebidas já aplicadas, o município do Oeste ocupa a 4ª colocação entre as cidades com mais 130 mil habitantes, segundo o ‘vacinômetro’ da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) apurado na manhã desta sexta-feira (26). Neste dia, a Secretaria Municipal de Saúde aplicou a vacinação aos idosos com 72 anos ou mais. A média de dispensação da 1ª dose da vacina pelos municípios está em 64,5%.
A vacinação foi iniciada no dia 20 de janeiro, com os trabalhadores de saúde das unidades com alto risco de exposição. Desde então a dispensação segue o ritmo de envio das doses por meio do Ministério da Saúde. “Desde o início temos buscado atender a população com direito a vacina de forma rápida. Iniciamos com a vacinação dos idosos e trabalhadores da saúde em três pontos e as equipes entenderam a necessidade de sermos efetivos na dispensação”, explicou a responsável pela imunização em Toledo, Sonia Pessi.
De acordo com a secretária da Saúde, Gabriela Kucharski, o destaque se dá pela organização apresentada pelo município. Um dos motivos, segundo os gestores, é a dispensação em regiões estratégicas – Jardim Coopagro, Vila Pioneiro e Centro. Outra razão foi a imunização das pessoas com idades mais avançadas (75 ou mais) administrada no sistema drive thru, sem que precisassem descer dos carros. “Apesar de nos primeiros horários termos fila, a equipe sempre organizou muito bem o processo”, comentou lembrando que esse procedimento ocupou a região do Parque Ecológico Diva Paim Barth até a última segunda-feira (22).
A equipe de vacinadores que realizou a dispensação das doses no Parque Ecológico, bem como a estrutura utilizada, foi realocada, na última terça-feira (23), no Ginásio de Esporte Hugo Zeni. “É um local na região central, que atende bem a demanda de espaço e facilita o distanciamento das pessoas, já que o intuito é diminuirmos ao máximo as aglomerações”, explicou Sonia.
De acordo com o vacinômetro do Paraná, Toledo recebeu 12.350 primeiras doses e aplicou 9.601. Segundas doses foram 2.900 com 2.493 já dispensadas, totalizando 86%.
BOM ATENDIMENTO – A professora aposentada e ex-vereadora em Toledo, Sueli Guerra, já levou os pais Maria e Waldomiro Luckmann, de 87 e 88 anos respectivamente, para receberem a primeira e a segunda dose. “Foram tratados com respeito e carinho. Inclusive, as pessoas conversaram e deram atenção ao que eles falavam. Aplicam as vacinas de forma responsável e no final mostraram a seringa vazia”, ressaltou, reforçando o bom atendimento.
Segundo Gabriela Kucharski, as manifestações em favor dos servidores têm sido constantes. “A equipe de vacinadores e a coordenação estão muito afinadas. Além deles, a equipe da Vigilância Epidemiológica têm feito um trabalho de excelência e conseguem realizar a vacina com rapidez após a entrega dos imunizantes por parte da 20ª Regional de Saúde”, concluiu.
Ranking doses recebidas x doses aplicadas
1 – Araucária 88,4%
2 – Paranaguá 84,3%
3 – Maringá 79,9%
4 – Toledo 77,7%
5 – Cascavel 76,0%
Pontos de vacinação
Centro de Revitalização da Terceira Idade Wilson Carlos Kuhn – Certi Vila Pioneiro
Centro de Revitalização da Terceira Idade Ernesto Dall’óglio – Certi Jardim Coopagro
Ginásio de Esportes Hugo Zeni
Fotos: Assessoria