Saúde

Centro de Reabilitação Física oferece serviço gratuito à comunidade

O Centro de Reabilitação Física é conveniado ao SUS e atende todos os municípios de abrangência da 10ª Regional de Saúde de Cascavel

Centro de Reabilitação Física oferece serviço gratuito à comunidade

O curso de Fisioterapia chegou à Unioeste em 2001 e se tornou referência na região, mas foi em 2010 que um grande salto foi possível para integrar o curso à comunidade: a instalação de uma grande estrutura, o Centro de Reabilitação Física (CRF)/Clínica de Fisioterapia no câmpus de Cascavel.

O Centro de Reabilitação Física é conveniado ao SUS e atende todos os municípios de abrangência da 10ª Regional de Saúde de Cascavel. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 7h às 19h.

O CRF atende qualquer cidadão, contanto que seja encaminhado por um profissional da saúde, ou seja, o paciente procura uma unidade de saúde e, nessa unidade, o profissional faz a indicação para o atendimento na Unioeste.

Como é um projeto para que os alunos possam colocar o ensino em prática e atender a comunidade, o Centro de Reabilitação Física abrange basicamente todas as áreas da fisioterapia, como ortopedia, neurologia, pediatria, geriatria, cardiologia, pneumologia etc.

O centro também conta com atendimentos na área de Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia e Medicina, e com uma equipe formada por docentes, acadêmicos e terceirizados.

Segundo Rodrigo Genske, diretor da Clínica de Fisioterapia, todo paciente do centro deve passar por todas as especificações, mesmo sendo apenas para uma avaliação. “O paciente precisa passar pela equipe multidisciplinar. É uma via de regra. Ele passa por todas as especialidades quando entra na terapia. Ele não vem para fazer apenas uma coisa, ele vem para ser atendido por toda a equipe”.

Atendimento

O Centro de Reabilitação Física também fornece órteses e próteses aos pacientes, como cadeiras de rodas, muletas, andadores, cadeiras motorizadas e próteses baixa e média complexidade. Esses tipos de próteses são modelos mais simples, mais adaptadores para pacientes que apresentam alguma deficiência, por exemplo, um pé torto, dificuldade na marcha, dificuldade na escrita, ou seja, alguma mobilidade comprometida. “Nós entregamos em média, 10 cadeiras motorizadas por mês, tudo via SUS”, comenta Rodrigo.

A estrutura do Centro de Reabilitação Física conta com várias salas de atendimento das diversas áreas divididas em dois andares, salas de aula, laboratórios e uma piscina grande para o atendimento da hidroterapia. Devido à grande demanda de atendimentos, existe a pretensão de ampliar a estrutura para que o Centro suporte mais pacientes.

Atendimentos

Antes da pandemia, a demanda do Centro era de 4.900 atendimentos no mês. Há um ano e quatro meses, a clínica atende pouco mais de 50% da sua capacidade, entre 2.300 e 2.600 atendimentos no mês, seguindo todas as normas de segurança contra a covid-19.