Justiça no Bairro
Brasil, Cascavel e Paraná - A edição 2025 do Programa Justiça no Bairro, da prefeitura de Cascavel começa hoje (6) e segue até sábado (9), na Unipar. A ação é voltada para famílias com renda de até três salários mínimos por pessoa. Todos os atendimentos jurídicos gratuitos. No sábado, será realizado o tradicional Casamento Coletivo. A população poderá acessar serviços gratuitos oferecidos dentro do Programa Paraná em Ação.
Risco nas exportações
Um estudo elaborado pela Faciap aponta um grave risco à economia de parte do estado do Paraná com a aplicação de novas tarifas sobre produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos, que deverão entrar em vigor nesta quinta-feira, dia 7 de agosto. O levantamento mostra que o Paraná é hoje o 7º maior exportador brasileiro para os EUA, com US$ 735 milhões em vendas no primeiro semestre de 2025. Segundo a entidade, 40% do volume das exportações estaria em risco com as tarifas, especialmente o setor madeireiro.
Assistência Social
Famílias em situação de vulnerabilidade de 29 municípios do Paraná passarão a contar com uma rede de proteção social mais estruturada e próxima de suas realidades. O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família, oficializou na terça-feira (5) o repasse de R$ 34,8 milhões para a construção de novas unidades do CRAS e do CREAS. As cidades do Oeste que irão receber novas unidades são: Toledo, Campo Bonito, Iguatu, Anahy e Diamante D’Oeste.
Fraudes veiculares
A Polícia Civil do Paraná cumpriu 14 mandados de busca e apreensão em 11 empresas emplacadoras de veículos. A ação aconteceu simultaneamente no Paraná e São Paulo. A ação contou com o apoio técnico dos Departamentos de Trânsito do Paraná e de São Paulo para o cumprimento das ordens judiciais, especialmente na verificação da regularidade cadastral das emplacadoras e no cruzamento de dados relativos à emissão de placas padrão Mercosul.
Ajuste dos juros
O Banco Central informou que “não hesitará” em retomar o ciclo de ajuste dos juros, se julgar apropriado. A autarquia, no entanto, sinalizou que deve avaliar os impactos do aperto monetário feito e se isso é suficiente para que a inflação vá para a meta. A autoridade monetária reforçou que não deve dar início a um novo ciclo de altas da Selic e que a manutenção do juro-base no atual patamar se dará por “período bastante prolongado”.
Prisão de Bolsonaro
A prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) provocou reações mistas nas redes sociais. Um levantamento do Instituto Quaest divulgado ontem (5) mostra que 53% dos internautas apoiaram a medida e 47% foram contrários. O estudo analisou 1,2 milhão de menções a Bolsonaro no X, Instagram, Facebook, Reddit e YouTube até as 21h de segunda-feira.
Oposição com Centrão
O líder do Partido Liberal na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (PL), disse que a oposição articulará para que presidentes de partidos do chamado “Centrão” saiam da base do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O congressista afirmou que presidentes de partidos de centro, como MDB, União Brasil, PSD e PP, se reuniram para articular uma possível saída da base para ampliar a oposição.