Eleição Amop
Brasil -
Na segunda-feira (31), prefeitos e prefeitas dos 58 municípios que compõem a Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), irão escolher a nova diretoria da entidade. Logo após o resultado da votação, será realizada a cerimônia de posse do novo comando de uma das maiores associações de municípios do estado.
“Recomeço”
O Governo do Paraná celebra o Mês da Mulher na próxima segunda-feira (31) com uma palestra do médico Dráuzio Varella. Após a palestra, o governador Ratinho Junior anuncia uma série de novidades dentro das políticas para as mulheres. Entre elas está a sanção do programa Recomeço, que prevê apoio financeiro equivalente a 50% do salário-mínimo para mulheres em situação de vulnerabilidade que precisam de suporte, a criação da Casa da Mulher Paranaense.
Paraná e Paraguai
O vice-governador do Paraná, Darci Piana recebeu a visita de uma comitiva do Paraguai liderada pelo ministro da Indústria e Comércio, Javier Giménez de Zuñiga. A pedido dos representantes do país vizinho, ele apresentou detalhes sobre projetos desenvolvidos pelo Governo do Estado voltados à atração de investimentos privados que podem ser replicados pelo governo paraguaio.
Julgamentos eletrônicos
O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná está em processo de adequação para a realização de sessões de julgamento eletrônico no Poder Judiciário. De acordo com a Secretaria de Tecnologia da Informação do TJPR, as demandas estão em elaboração e atenderão em tempo à resolução para implementação dos serviços, prevista para agosto de 2025.
Ex-prefeitos nomeados
O governador do Paraná, Ratinho Junior deu continuação à nomeação dos aliados políticos que ficaram sem mandato no fim de 2024 no segundo escalão do governo. Os anunciados foram Roberto dos Reis Lima que foi prefeito de Goioerê e não conseguiu a reeleição em 2024. Quem também ganhou espaço no governo foi Sérgio Onofre, ex-prefeito de Arapongas.
PSDB e Cidadania I
O Cidadania consultou o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sobre a possibilidade de deixar a federação com o PSDB antes do tempo mínimo estabelecido. Pela legislação, os partidos políticos que compõem uma federação precisam permanecer por, no mínimo quatro anos. O acordo entre os partidos foi homologado em maio de 2022, ou seja, só pode ser desfeito em maio de 2026.
PSDB e Cidadania II
Com isso, o Cidadania fica impossibilitado de realizar outra federação ou uma coligação devido ao prazo para oficializar ser de 180 dias antes das eleições, normalmente no começo de abril. Caso deseje sair antes do tempo mínimo, estará sujeito a punições como a perda do fundo partidário, a proibição de entrar em uma coligação pelas próximas duas eleições ou fazer outra federação.
“Bolsonaro Responde”
A defesa de Leonardo Rodrigues de Jesus, conhecido como Léo Índio ou Léo Bolsonaro, confirmou sexta-feira (28), ao STF, que ele está na Argentina há mais de 20 dias. A advogada de Léo enviou ao Supremo um documento das autoridades migratórias segundo o qual Léo Índio tem permissão para permanecer até 4 de junho na Argentina. Ainda segundo o documento, ele tem permissão para trabalhar, estudar e utilizar os serviços públicos de saúde. A entrada na Argentina se deu pela cidade de Puerto Iguazú, que faz divisa com Foz do Iguaçu.