Política

Informe da Redação

Lula no Oeste

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deverá cumprir agenda no Oeste do Paraná em fevereiro. Segundo informações, Lula deverá ir a Foz do Iguaçu para acompanhar a cerimônia de posse do economista e deputado federal Enio Verri na direção-geral da Itaipu Binacional. A cerimônia está marcada para o dia 15 de fevereiro.

 

Lula e Biden

A Casa Branca confirmou o encontro entre o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Washington, no dia 10 de fevereiro. Os líderes deverão discutir os desafios comuns do Brasil e EUA, como o combate às mudanças climáticas.

 

13 ministros exonerados

Treze ministros foram exonerados temporariamente ontem (1°) para assumirem seus mandatos no Congresso Nacional. Os nomes foram publicados no Diário Oficial da União. Deputados e senadores que assumem o cargo de ministro de Estado não perdem a função parlamentar, contudo, eles precisam se licenciar para assumir o cargo no Executivo.

 

Novo mandato

O deputado federal Beto Richa assumiu nesta quarta-feira, 1°, seu mandato na Câmara dos Deputados como um dos principais destaques da bancada da federação PSDB-Cidadania em Brasília. O bloco, formado para as eleições de 2022, elegeu 18 deputados federais. “Tenho a consciência de que precisamos contribuir decisivamente para a melhoria das condições de vida dos paranaenses e dos brasileiros”, disse Richa.

 

Democracia inabalada

Na sessão solene de abertura do Ano Judiciário de 2023, a presidente do STF, ministra Rosa Weber, afirmou que “no solo sagrado” do STF o regime democrático permanece inabalado. A solenidade se deu no Plenário totalmente reconstituído após os atos de vandalismo registrados em 8 de janeiro.

 

Podemos Cascavel

A Executiva do Podemos de Cascavel se reuniu para discutir a incorporação do PSC e a permanência dos vereadores do PSC no Podemos. Com a incorporação do PSC pelo Podemos, a bancada de vereadores do Podemos de Cascavel passará a ter cinco vereadores. Durante a reunião, também foi eleita a nova direção da executiva do partido. Vilson Basso será o presidente e Alécio Espínola o vice-presidente. O TSE deverá confirmar em março a incorporação do PSC.

 

Resíduos de construção

Os vereadores cascavelenses Cidão da Telepar e Pedro Sampaio estão solicitando à Secretaria de Meio Ambiente que revise e proponha atualização da lei que regulamenta a coleta, o transporte e a destinação dos resíduos da construção civil. O pedido está na Indicação nº 63/2023, que foi protocolada deve ser lida na primeira sessão ordinária do ano, marcada para a próxima segunda-feira (6).

 

Bem posicionado

O Paraná fechou o ano passado com 118.149 novas vagas, o quinto Estado no País em números absolutos e o primeiro na região Sul a gerar mais empregos com carteira assinada. O setor de serviços, que envolve restaurantes, lanchonetes, hotéis, imobiliárias, transporte, entre outras áreas, liderou o número de vagas geradas, concentrando 76.999 novos postos de trabalho no período, o equivalente a 65,17% do total.

 

Sando de empregos

Três em cada quatro municípios paranaenses tiveram saldo positivo na geração de empregos em 2022. Das 399 cidades, 299 tiveram mais contratações do que demissões no ano. Curitiba liderou a geração de empregos entre janeiro e dezembro, com a criação de 31.195 novas vagas. Na sequência estão Londrina (7.232), São José dos Pinhais (6.666), Maringá (4.479), Ponta Grossa (3.696), Toledo (3.044), Foz do Iguaçu (2.782), Pinhais (2.560), Francisco Beltrão (1.605) e Fazenda Rio Grande (1.450).