Política

Governo anuncia R$ 193 milhões de obras para a BR-163, no oeste do Paraná

Por fim, outro convênio proporcionará obras no segmento entre o fim do perímetro urbano do Município de Guaíra e o início da ponte sobre o Rio Paraná

Governo anuncia R$ 193 milhões de obras para a BR-163, no oeste do Paraná

Renascença – O presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, anunciou e autorizou na tarde dessa sexta-feira (6), em Renascença, no sudoeste do Paraná, uma série de ordens de serviços de obras que serão financiadas pela margem brasileira da usina de Itaipu – entre elas, a restauração, implantação e pavimentação da BR-487, a Estrada Boiadeira, antigo sonho de ligação do Paraná à rota bioceânica.

Outros convênios entre Dnit, Itaipu e governo do Paraná preveem também melhorias significativas na BR-163, dentro do Estado. Um desses serviços, no valor de R$ 65.845.507,26, visa a supervisão, implantação e pavimentação da rodovia federal no Contorno de Guaíra. O trecho vai do KM 338,6 ao KM 343,2 e tem 4,6 quilômetros de extensão.

Outra obra que será realizada é a adequação de capacidade do Contorno Oeste de Cascavel. Com investimento de R$ 101.558.972,39, o empreendimento vai do KM 191,3 a KM 205,58, incluindo também mais 4,79 quilômetros no acesso à Avenida Brasil. As melhorias vão atingir mais de 19,07 quilômetros.

Por fim, outro convênio proporcionará obras no segmento entre o fim do perímetro urbano do Município de Guaíra e o início da ponte sobre o Rio Paraná, além de serviços de manutenção de todo trecho, restauração do segmento pavimentado, recuperação, reforço estrutural, reabilitação e substituição da iluminação da ponte sobre o Rio Paraná, conhecida como Ponte Ayrton Senna e que tem 3,6 quilômetros de extensão. O investimento aqui é de R$ 26.171.923,85.

 

Segunda Ponte

Essa parceria entre os três – DNIT, governo do Paraná e Itaipu – já existe com a construção da segunda ponte entre Brasil e Paraguai. Aqui, a autarquia tem a responsabilidade de supervisionar o empreendimento, além de seguir com a competência técnica de aprovar os projetos.

Os recursos são da própria binacional e o investimento total é de R$ 462.995.564,22. Todas as obras são gerenciadas pelo governo do Paraná. A estimativa é que a construção termine no prazo de 36 meses.

A segunda ponte está sendo construída no Rio Paraná, entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco, cidade paraguaia vizinha a Cidade do Leste, onde está localizada a Ponte da Amizade.

Fruto dessa parceria de sucesso, outra importante ação que vai ocorrer na região de Foz do Iguaçu é a duplicação da BR-469, também conhecida como a Rodovia das Cataratas. Com 8,9 quilômetros de extensão, a rodovia é o principal corredor turístico da região.

O projeto de duplicação da Rodovia das Cataratas está sendo elaborado pelo Dnit e a obra será executada pelo governo do estado. O investimento será de R$ 139,4 milhões, aportados pela usina hidrelétrica.

A duplicação é considerada essencial para fortalecer o turismo regional. A obra é uma reivindicação antiga da região. A via conecta Foz do Iguaçu e o trevo da Argentina ao Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu e ao Parque Nacional do Iguaçu.

No total, o pacote de obras financiadas pela margem brasileira de Itaipu reúne 31 empreendimentos, com investimentos de mais de R$ 1,4 bilhão, provenientes de recursos realocados em um ano e oito meses, desde que o general Joaquim Silva e Luna assumiu a Diretoria-Geral Brasileira da empresa.

PCH de Betim

Os convênios foram assinados durante inauguração da PCH (Pequena Central Hidrelétrica) Bedim, em Renascença, no sudoeste do Paraná. O evento é também simbólico para a Itaipu, pois marca a inauguração de uma produtora de energia que vai movimentar a economia com a geração direta e indireta de empregos – da mesma forma que a binacional, que, em maior escala, também tem esse papel, indo além da sua atividade-fim (gerar energia).