Política

Eleições 2024

Eleições 2024

Durante uma entrevista a Rádio Jovem Pan de Curitiba, o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), comentou sobre o cenário político eleitoral para as eleições de 2024. Segundo Ratinho, algumas cidades do Estado existem candidatos da base ou muito próximos do governo e que quando chegar o momento da eleição, o grupo político deverá apoiar aquele candidato que tiver maior viabilidade eleitoral e que mais atenda a vontade da população.

 

Em Cascavel

Em Cascavel, o candidato do governador é o deputado estadual Gugu Bueno, no entanto, Ratinho argumenta que Paranhos deverá também ter um candidato e que o nome oficial deverá ser escolhido em consenso. “Em Cascavel nós temos o nosso vice-líder do governo que é o Gugu Bueno, que é do partido, que tem pontuado muito bem nas pesquisas e também tem outros partidos lá. O próprio prefeito Paranhos possivelmente vai ter um candidato, que é nosso aliado, nosso parceiro também, então nós temos que buscar também tentar construir os nomes.” No entanto, Ratinho não citou o nome do deputado estadual Marcio Pacheco.

 

Alckmin em Cascavel

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, estará em Cascavel no dia 20 de novembro para participar de um encontro com prefeitos da região e discutir assuntos de interesse da região Oeste. O evento será realizado na Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) e deverá contar com a presença de políticos e membros da Sociedade Rural, Cooperativas, Pod e Sistema Fiep.

 

Recomendações

O Tribunal de Contas do Paraná emitiu cinco recomendações à prefeitura de Missal a respeito das transferências voluntárias realizadas pelo município. As medidas foram sugeridas, após o TCE realizar uma auditoria. Foram identificadas oportunidades de melhorias em algumas áreas, por conta disso, as recomendações foram emitidas e deverão ser implementadas em dois meses.

 

Copel e Petrobras

Em comunicado ao mercado, a Petrobras informou sobre a venda de participação na companhia do setor elétrico Copel. A Petrobras iniciou a fase vinculante da venda de participação de 18,8% do capital social na sociedade Usina Elétrica e Gás de Araucária. A medida ocorre em conjunto com as suas sócias, a Copel e a Copel Geração e Transmissão, que detêm, respectivamente, 20,3% e 60,9% do capital social, totalizando a venda de 100% das ações da UEGA.

 

Reforma tributária

O relator da reforma tributária no Senado, o senador Eduardo Braga (MDB), falou que se o texto não for promulgado ainda neste ano, corre-se o risco de “perder o mandato presidencial e a reforma tributária não acontecerá”. Segundo ele, o que impediria a aplicação no próximo ano é o princípio da anualidade.

 

Porte de drogas

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal promove, nesta terça-feira (31), uma audiência pública para debater a PEC que criminaliza a posse e o porte de entorpecentes. Para a audiência, estão convidados os ministros da Justiça, Flávio Dino, e da Saúde, Nísia Trindade. Os dois ainda não confirmaram presença no debate.