Opinião

Ferroeste

ADI

Em breve
O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, confirmou que a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen/PR) em Araucária, região metropolitana de Curitiba, será religada. A Petrobras vai apresentar até 15 de abril um plano de retirada da Fafen-PR da hibernação e admissão dos trabalhadores da planta paranaense. A nova fábrica deve gerar até cinco mil empregos diretos e indiretos.

 

Recomendo
O Procon-PR expediu uma recomendação administrativa para entidades que representam farmácias, mercados, supermercados e demais fornecedores que comercializam repelentes. O objetivo é evitar uma alta injustificável dos preços do produto que ajuda a proteger a população do mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, febre amarela, zika e chikungunya, neste momento de aumento do número de casos no Paraná e no País.

 

Ferroeste
O Governo do Estado recebeu o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da adequação do terminal da Ferroeste, e da construção do Terminal Multimodal de Foz do Iguaçu, que integra o planejamento da Nova Ferroeste. Um dos próximos passos deve ser o lançamento de projetos e editais específicos, começando pela pavimentação de cerca de 5,5 quilômetros.

 

Ferroeste II
O EVTEA fez um diagnóstico da situação atual do terminal de Cascavel e contém uma série de propostas para melhorias estruturais. Esse modal é muito utilizado para escoamento da produção dessa região. “O Paraná está pensando em todos os modais de maneira integrada. No futuro teremos as novas concessões rodoviárias no Oeste e Sudoeste e também a Nova Ferroeste começando a estruturar essa nova conexão”, afirmou o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

 

Varejo em crescimento
Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) mostra que o varejo paranaense fechou 2023 com crescimento de 0,74%. Os setores com os melhores resultados no acumulado do ano foram concessionárias de veículos, que registraram alta de 6,56%; supermercados, com elevação de 4,71% nas vendas e lojas de departamentos, com crescimento de 4,65%.

 

Varejo em crescimento II
A região de Maringá registrou a maior elevação no acumulado do ano, com crescimento de 2,74%. Esse bom desempenho teve a colaboração de setores como materiais de construção, que tiveram expansão de 22,2%, bem como combustíveis (4,41%) e lojas de departamentos (3,49%).

 

Fim da Piracema
O período de Piracema terminou no Paraná com aplicação de R$ 265.482,72 em multas, mais de 194 quilos de peixe apreendidos, além da emissão de 92 Autos de Infração Ambiental. O balanço foi divulgado pelo IAT (Instituto Água e Terra). Nesta quinta-feira (29), a pesca volta a ser permitida, seguindo a legislação ambiental.