A temporada de 2024 do FIA Fórmula 2, principal campeonato de acesso ao Mundial de F-1, teve início no último fim de semana, em Sahkir, no Bahrein. Fazendo a sua estreia na categoria, o brasileiro Gabriel Bortoleto teve um fim de semana memorável onde, diante de adversários muito experientes, conseguiu se destacar ao marcar a pole position e concluir as duas corridas da rodada no Top-6.
Diferente do que habitualmente acontece as atividades de pista do fim de semana no Oriente Médio tiveram início na quinta-feira. No treino classificatório, Bortoleto conquistou o segundo lugar, Infelizmente Kush Maini, companheiro de equipe de Bortoleto, acabou sendo desclassificado por uma diferença de 1,1 milímetros na parte dianteira de seu carro. Com isso, Gabriel acabou se confirmando como o pole position para a sua primeira corrida na Fórmula-2.
Corridas de arrepiar
Seguindo o regulamento da F-2 o grid de largada da Sprint Race – primeira corrida do fim de semana é formado com a inversão dos dez primeiros colocados na tomada de tempos. Deste modo Bortoleto alinhou seu carro na quinta fila do grid, em décimo lugar. Após boa largada o piloto brasileiro manteve-se com bom ritmo, porém, com uma estratégia que visava melhor performance na fase final da corrida. Ele conquistou a sexta colocação na primeira prova. No domingo, novamente largando com pneus duros, Bortoleto sofreu penalização, e mais uma vez a equipe fez um trabalho perfeito. Ele pagou a penalização de 10 segundos no pit-stop, voltando à pista em 13º. Faltando oito voltas para o fim da prova, ele iniciou uma bela reação e com pneus macios novos, mostrou seu talento e conquistou a quinta colocação, colado no quarto colocado.
Após a primeira etapa Gabriel Bortoleto está com 15 pontos no campeonato, ocupando a quarta colocação. À sua frente estão Zane Maloney, com 36; Josep Maria Marti, com 24; e Paul Aron, com 19. A próxima etapa do Campeonato será realizada já no próximo fim de semana em Jedah, na Arábia Saudita.
Crédito: Divulgação