Política

Vídeos: Depoimento de Beto Richa e outros presos da operação Radio Patrulha são divulgados

Foi divulgado nesta segunda-feira os vídeos das audiências de custódia dos 15 presos na Operação Rádio Patrulha, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), que investiga fraude em licitações do Programa Patrulha do Campo.

Depoimentos

Em seu depoimento, que durou cerca de 3 minutos, Richa revelou que já havia se colocado à disposição do Ministério Público do Paraná (MP-PR), quando ainda era governador, para prestar esclarecimentos investigações relacionadas a outra operação. Tanto Richa quanto o advogado reforçaram que nunca se negaram a prestar esclarecimentos.

O tucano foi preso em casa, no bairro Mossuguê, em Curitiba, por volta das 6h20 do dia 11 de setembro, junto com Fernanda. Ambos disseram nas audiências que não houve irregularidades no procedimento policial. “Por várias vezes, eu questionei porque eu estava sendo presa, né? (…) Toda vez me fiz presente. Nunca me ausentei de nada”, disse Fernanda Richa.

O irmão de Beto Richa, ex-secretário de Infraestrutura Pepe Richa, assim como o ex-secretário de Cerimonial Ezequias Moreira e o ex-chefe de Gabinete de Richa, Deonilson Roldo, também estavam entre os presos e passaram pelo mesmo procedimento. A audiência de Deonilson foi na Polícia Federal, onde ele está detido até hoje, em razão da Operação Piloto, 53ª fase da Lava Jato, deflagrada no mesmo dia.  

Com excessão dos detidos na operação da PF, todos os detidos pelo Gaeco foram liberados por decisão do dia 14 de setembro do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). 

Veja os depoimentos: