Cotidiano

Vestibular da Unioeste acontece com todos os protocolos de segurança contra a covid-19

Dos 10.766 inscritos, 2.484 não compareceram aos locais de provas, uma abstenção de 23,07%

Aconteceu neste domingo (1°) o Vestibular da Unioeste 2021. As provas foram realizadas em sete cidades simultaneamente – Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon, Maringá,  e Toledo. Dos 10766 inscritos, 2.484 dos candidatos não compareceram aos locais de provas, uma abstenção de 23,07%.  -  Cascavel, 02/08/2021  -  Foto: Victor Hugo Ribas Jr
Aconteceu neste domingo (1°) o Vestibular da Unioeste 2021. As provas foram realizadas em sete cidades simultaneamente – Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon, Maringá, e Toledo. Dos 10766 inscritos, 2.484 dos candidatos não compareceram aos locais de provas, uma abstenção de 23,07%. - Cascavel, 02/08/2021 - Foto: Victor Hugo Ribas Jr

A aplicação das provas do Vestibular 2021 da Unioeste aconteceu neste domingo (1°), simultaneamente em Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon, Maringá, e Toledo. Dos 10.766 inscritos, 2.484 não compareceram aos locais de provas, uma abstenção de 23,07%.

De acordo com o coordenador-geral do vestibular, Paulo Renan Effgen, tudo ocorreu dentro do previsto. “Intercorrências sempre acontecem, isso é natural, mas nada que tenha prejudicado o andamento da prova”.

Candidatos de todo país disputam 1.230 vagas, divididas em 65 cursos, nos cinco câmpus da Unioeste. Eles fizeram as provas em duas etapas, a primeira no período da manhã, composta por redação e 21 questões de Língua Estrangeira, Literatura e Português. À tarde, responderam 56 questões de Biologia, Geografia, História, Filosofia, Física, Matemática, Sociologia e Química.

MAIS CONCORRIDOS – Medicina mais uma vez é o curso com maior concorrência no Campus Cascavel, com 198,80 candidatos por vaga. Em Foz do Iguaçu o mais procurado foi o curso de Direito noturno, com 16,40 por vaga. Medicina também ocupou o primeiro lugar em concorrência no Campus Francisco Beltrão, com 125,05 por vaga. Em Marechal Cândido Rondon a maior concorrência foi para o curso de Direito, com 14,15 por vaga, e no Campus Toledo o curso de Engenharia Química foi o mais procurado, com 3,40 por vaga.

SEGURANÇA – Neste ano, além de toda a preocupação com a segurança para evitar fraudes, com o uso de detectores de metais, rastreadores de sinais eletrônicos e biometria facial, também foi preciso pensar no momento de pandemia. Todas as salas foram organizadas respeitando o distanciamento, fiscais e candidatos utilizaram máscaras durante todo o período de prova e em cada sala foram disponibilizados frascos de álcool em gel.

“Cumprimos todos os protocolos e vale lembrar que tomamos a decisão de adiar a data do vestibular. Pensando de maneira macro foi uma decisão acertada, já que estamos em um período de diminuição dos casos”, explica o coordenador-geral do vestibular do coordenador-geral vestibular.

BANCA ESPECIAL – A Unioeste tem um histórico ao longo dos anos de preocupação com a acessibilidade dos candidatos que necessitam, como aqueles com particulares como limitação auditiva, motora e visual ou dislexia, transtorno de deficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

Neste ano não foi diferente – 41 pessoas requisitaram o direito de banca especial no ato da inscrição. Foram 22 em Cascavel; 8 em Foz do Iguaçu; 4 em Francisco Beltrão; 5 em Marechal Cândido Rondon e 2 em Toledo.

“Estes candidatos contaram com intérpretes de Libras, transcritores, ledores, gráficos de questões da prova em alto-relevo, entre outros recursos que propiciaram igualdade de condições, como o acréscimo de 50% de tempo em relação aos demais postulantes a uma vaga na instituição”, explica a coordenadora da Banca Especial do Vestibular Unioeste, Lúcia Terezinha Zanato Tureck.

GABARITO PROVISÓRIO E RESULTADO – O gabarito provisório foi divulgado ainda no domingo e o resultado com dos aprovados no Vestibular 2021 da Unioeste ocorrerá até as 16 horas do dia 30 de agosto na página do vestibular.