Publicidade

COTIDIANO

Vestibular da Unioeste acontece com todos os protocolos de segurança contra a covid-19

02 de agosto de 2021 às 13:47
Aconteceu neste domingo (1°) o Vestibular da Unioeste 2021. As provas foram realizadas em sete cidades simultaneamente – Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon, Maringá, e Toledo. Dos 10766 inscritos, 2.484 dos candidatos não compareceram aos locais de provas, uma abstenção de 23,07%. - Cascavel, 02/08/2021 - Foto: Victor Hugo Ribas Jr
Publicidade

A aplicação das provas do Vestibular 2021 da Unioeste aconteceu neste domingo (1°), simultaneamente em Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon, Maringá, e Toledo. Dos 10.766 inscritos, 2.484 não compareceram aos locais de provas, uma abstenção de 23,07%.

De acordo com o coordenador-geral do vestibular, Paulo Renan Effgen, tudo ocorreu dentro do previsto. “Intercorrências sempre acontecem, isso é natural, mas nada que tenha prejudicado o andamento da prova”.

Candidatos de todo país disputam 1.230 vagas, divididas em 65 cursos, nos cinco câmpus da Unioeste. Eles fizeram as provas em duas etapas, a primeira no período da manhã, composta por redação e 21 questões de Língua Estrangeira, Literatura e Português. À tarde, responderam 56 questões de Biologia, Geografia, História, Filosofia, Física, Matemática, Sociologia e Química.

MAIS CONCORRIDOS – Medicina mais uma vez é o curso com maior concorrência no Campus Cascavel, com 198,80 candidatos por vaga. Em Foz do Iguaçu o mais procurado foi o curso de Direito noturno, com 16,40 por vaga. Medicina também ocupou o primeiro lugar em concorrência no Campus Francisco Beltrão, com 125,05 por vaga. Em Marechal Cândido Rondon a maior concorrência foi para o curso de Direito, com 14,15 por vaga, e no Campus Toledo o curso de Engenharia Química foi o mais procurado, com 3,40 por vaga.

SEGURANÇA – Neste ano, além de toda a preocupação com a segurança para evitar fraudes, com o uso de detectores de metais, rastreadores de sinais eletrônicos e biometria facial, também foi preciso pensar no momento de pandemia. Todas as salas foram organizadas respeitando o distanciamento, fiscais e candidatos utilizaram máscaras durante todo o período de prova e em cada sala foram disponibilizados frascos de álcool em gel.

“Cumprimos todos os protocolos e vale lembrar que tomamos a decisão de adiar a data do vestibular. Pensando de maneira macro foi uma decisão acertada, já que estamos em um período de diminuição dos casos”, explica o coordenador-geral do vestibular do coordenador-geral vestibular.

BANCA ESPECIAL – A Unioeste tem um histórico ao longo dos anos de preocupação com a acessibilidade dos candidatos que necessitam, como aqueles com particulares como limitação auditiva, motora e visual ou dislexia, transtorno de deficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

Neste ano não foi diferente – 41 pessoas requisitaram o direito de banca especial no ato da inscrição. Foram 22 em Cascavel; 8 em Foz do Iguaçu; 4 em Francisco Beltrão; 5 em Marechal Cândido Rondon e 2 em Toledo.

“Estes candidatos contaram com intérpretes de Libras, transcritores, ledores, gráficos de questões da prova em alto-relevo, entre outros recursos que propiciaram igualdade de condições, como o acréscimo de 50% de tempo em relação aos demais postulantes a uma vaga na instituição”, explica a coordenadora da Banca Especial do Vestibular Unioeste, Lúcia Terezinha Zanato Tureck.

GABARITO PROVISÓRIO E RESULTADO – O gabarito provisório foi divulgado ainda no domingo e o resultado com dos aprovados no Vestibular 2021 da Unioeste ocorrerá até as 16 horas do dia 30 de agosto na página do vestibular.

Participe do nosso grupo no WhatsApp

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE