Política

Vereadora presa na Nipoti retoma o cargo por ordem da Justiça

Anice e outros 11 vereadores da época são réus em uma ação que investiga um suposto esquema de corrupção

Foz do Iguaçu – Anice Gazzaoui (sem partido) reassumiu nessa terça-feira (30) o cargo de vereadora na Câmara de Foz do Iguaçu. A vaga vinha sendo ocupada por Marcelinho Moura, do Podemos.

Ela havia sido reeleita em 2016 e teve o mandato cassado no dia 1º de julho de 2017 depois de ter sido presa pela Polícia Federal na Operação Nipoti, um desdobramento da Operação Pecúlio.

Anice e outros 11 vereadores da época são réus em uma ação que investiga um suposto esquema de corrupção com o pagamento de “mensalinho” na Câmara em troca de apoio político ao então prefeito Reni Pereira (PSB), que também foi preso na mesma operação.

A defesa da vereadora conseguiu no TJ-PR (Tribunal de Justiça do Paraná) que a cassação fosse anulada, alegando que a Câmara extrapolou o prazo de julgamento, que é de 90 dias.

Antes, ela já tinha conseguido no STJ (Superior Tribunal de Justiça) que a determinação de afastamento da Câmara – uma das condições para deixar a prisão – fosse anulada.

Na cerimônia de recondução ao cargo, Anice disse que “justiça foi feita” e que agora vai se dedicar aos trabalhos como vereadora, em especial em assuntos ligados à saúde. Também disse que não tem pressa em se filiar a algum partido político.