Cotidiano

Verão na Europa: duna ?de verdade? na França

A Duna de Pilat está localizada no sudoeste da França, na costa do Oceano Atlântico, na região da Nova Aquitânia, no departamento de Gironda. A paisagem impressiona. Talvez porque poucos esperam ver essa abundância de areia e mar em uma praia europeia. Afinal, como é de conhecimento geral, o Velho Continente até tem belíssimas enseadas, mas grande parte delas rodeada de pedras.

A Pilat é a maior duna europeia. Os franceses, orgulhosos, costumam dizer que não é a maior e, sim, a única duna ?de verdade” da Europa. O resto, dizem, é ?montinho de areia?.

bv_Europa_julho2016Devido às variações climáticas e aos ventos fortes na região, as dimensões da Duna de Pilat podem variar bastante. Mas os órgãos oficiais de turismo locais informam que há três anos a Duna de Pilat mantém 2,7km de extensão, largura de 500 metros e altura média de 110 metros.

Para chegar até a Duna de Pilat pode-se partir da região de Bordeaux, conhecida pelos vinhos inigualáveis. E depois dar uma escapada para conhecer esse belíssimo ponto turístico. Ou ainda quem pretende visitar o pedaço francês do País Basco, aí incluindo a badalada cidade litorânea de Biarritz, vale tirar um dia para visitar a Duna de Pilat, que fica a duas horas de carro de Biarritz.

Quem gosta de dirigir pode alugar um carro e seguir pela estrada, muito bem sinalizada e segura, até a duna. Mas ônibus e trens também partem com frequência de diversos pontos da França. Esse presente da natureza ao litoral francês merece visita, principalmente agora no verão europeu, iniciado este mês. O site dunedupilat.com dispõe de todas informações práticas aos turistas, inclusive em inglês e espanhol.

GRÉCIA: FIM DE TARDE EM SANTORINI

Restaurante_Kastro_Santorini_Fernanda_Baronne_divulgação.jpgA ilha de Santorini é um dos pontos turísticos da Grécia que dispensam apresentações. As formações vulcânicas, que moldam morros altos e onde estão espetadas as famosas casinhas brancas, já serviram de cenário para muitos filmes ? e sonhos. E um dos pontos altos do endereço grego à la cartão-postal é ver o pôr do sol no alto do monte da vila de Oía (pronuncia-se ía).

Ali há um local, espécie de mirante, onde turistas do mundo inteiro se apertam em busca de espaço para admirar os últimos feixes de luz do astro-rei.

Para quem prefere um pouco mais de conforto e tranquilidade, em vez de cotoveladas, a pedida é reservar mesa na varanda do restaurante Kastro (email: [email protected]). Chegue por volta das 19h, peça um vinho branco da casa. Para comer, spaghetti com camarões ou uma das muitas saladas com queijo feta. O resto, deixe por conta da natureza.

ITÁLIA: SORVETE EM OSTIA

Engana-se quem pensa que as temperaturas, em torno de 25°C, do verão europeu são amenas. A sensação térmica em um clima seco assemelha-se ao calor dos trópicos, mesmo quando os graus Celsius ficam bem abaixo dos 40°C. Uma pausa para um sorvete faz toda a diferença nessas horas. E quem está na Itália não terá problema em desfrutar dos mais deliciosos gelatos do planeta.

Mas que tal experimentar um sorvete artesanal e feito apenas com produtos biológicos (bio, como se diz aqui na Europa ou orgânicos, como se costuma chamar no Brasil)? A Le Chat Il Gelato Giusto é onde se faz sorvete só com produtos orgânicos e equo-solidali, como se diz em italiano, para se referir ao comércio justo, no qual prioriza-se comprar diretamente do produtor, que não usa agrotóxicos, não explora o trabalho de ninguém e por aí vai.

A sorveteria tem um único endereço, em Ostia, no distrito da grande Roma onde fica o mar. Próxima ao aeroporto de Fiumicino, hoje em dia muita gente mora por lá, mas por muito tempo era um local onde as pessoas tinham casas de veraneio. O endereço da sorveteria é Piazza Cesario Console, 6, 00122 Roma Lido RM, Italia.