No próximo sábado e domingo (11/12) o Urutau  Rugby  viaja  ao interior  de São Paulo para participar da grande final entre o time do São Paulo Raiders, no Campo do CTI, em Taubaté/SP e definir  o campeão  da temporada 2021.

É o duelo dos grupos sul e sudeste que tem tudo para levar o melhor do esporte para todos os amantes do rugby brasileiro. Com  uma performance exemplar, o Urutau foi reconhecido durante todo o campeonato pelo seu jogo inteligente e bom uso e conhecimento do regulamento do esporte. Isso foi decisivo para a classificação do time, com um jogo rápido e de ponta a ponta.

“O time está bem entrosado e com o foco de vencer. Treinamos muito para chegar até aqui. Vamos com tudo para trazer esse troféu para o Paraná,” explica o atleta e diretor do Urutau Rugby, Murilo Manzutti.

Confira as estrelas do Time Urutau Rugby

  • Gabriel Domingues
  • Rafael de Melo Leal
  • Marcos Guizoni Bett
  • Federico de Tomi Padilla

-.Luis Gustavo Nicolotti

  • Daniel Ricardo da Silva
  • Luiz Henrique Schecheli Bussolo
  • Robson Afonso dos Santos
  • Murilo Manzutti
  • Rodrigo Francisco dos Santos
  • Thomas Gabriel Erzinger
  • Jeferson de Azevedo Martins
  • Lucas Domingues (atleta-treinador)
  • Phelipe Domingues
  • Victor Daniel Domingues

História

União, constância, amizade, resiliência e amor pelo rugby fazem parte da Associação Urutau Rugby que teve seu início em 2008 com um grupo de estudantes de Engenharia Civil e História da UFPR (Universidade Federal do Paraná).

Após alguns treinos e jogos no Parque Barigui, foi em 2009 que a história do Urutau mudou completamente, quando o rugbier Johnson, que disputou o Campeonato Brasileiro de Rugby na década de 80, aceitou o desafio de treinar a jovem equipe. Pouco mais tarde o Harpia Club Rugby, também se uniu, dando o início, em 2010, ao Urutau Rugby. Outro        momento importante    foi      a     chegada               do    treinador argentino, Armando Gauna, que assumiu a tarefa de orientar os atletas e ajudar na diretoria da associação. O Gauna foi atleta nos anos 80, passou como treinador da categoria de base do Curitiba Rugby até chegar a ser treinador do Urutau, ja enfrentou uma baixa onde o time quase acabou com apenas cinco atletas treinando, mas nunca abandonou sua função e o         clube.  Graças    a   ele           e esses     jogadores  estamos    seguindo          nosso caminho até hoje

São 11 anos de dedicação e amor pelo esporte. Mesmo  com  os obstáculos como a falta de patrocínio, lugar para treinar e agora a pandemia, a equipe não desiste e mantém firme no seu objetivo: disseminar o rugby e tornar o legado sólido por muitas gerações. Afinal, como eles mesmo dizem: “Urutau é mais legal.”

Origem do Rugby

Originário da Inglaterra e ao longo tempo, rugby é um esporte que  foi uma variação do futebol. É um esporte coletivo que incentiva a união, é muito lembrado pela intensidade das jogadas e contato físico.  As partidas podem ser praticadas no formato union (duas equipes de quinze), Sevens(modalidade olímpica) e o league. A Copa do mundo de Rugby é o terceiro maior evento esportivo mundial que  fica atrás da Copa do Mundo de futebol e das Olimpíadas.

 

No Brasil, o esporte vem crescendo a cada dia e o maior destaque é a equipe feminina, na modalidade olímpica (sevens), a  seleção brasileira foi a única representante da américa do sul na maior  experiência esportiva do planeta. Entretanto, as seleções masculinas vêm obtendo resultados cada vez mais expressivos e buscam tornar-se cada vez mais competitivos.

Desafio

Com a pandemia o Urutau se adaptou. Como é um esporte de contato, foi preciso ficar um bom tempo sem atividades. Com a vacinação, aos poucos a equipe voltou a treinar.

O retorno iniciou a partir de julho de 2021, para disputar o Campeonato Brasileiro de Rugby League 13’s, com a partida que aconteceu em setembro contra o time Maringá Rugby, em Maringá/PR, seguindo todos protocolos de segurança da Confederação Brasileira de Rugby League (CBRL).

Com a modalidade crescendo e o Brasil confirmado o Campeonato Brasileiro de Rugby 2021 e a Copa do Mundo Feminina de Rugby League 2022, o Urutau decidiu aderir também a outra variação de  rugby, o Rugby League.

“O Urutau é um time em que tenho amigos há muitos anos e quando surgiu a oportunidade de agregar mais ao time sobre o League (modalidade) aceitei de bom grado ser o treinador do time. Nesse momento, o nosso desafio foi retornar às rotinas de treinos e se adaptar ao calendário anual de eventos e jogos divulgados pela confederação brasileira,” explica o treinador do Urutau, Lucas Domingues, que  desde os 12 anos pratica o esporte, já foi atleta da Seleção Brasileira de Rugby Union, Sevens e conheceu diversos países por meio do rugby.

Urutau Rugby

Nas cidades de Curitiba/PR e região metropolitana, o rugby é praticado pela equipe de esporte amador Urutau Rugby que, nos seus 11 anos de jornada, já tem algumas conquistas, mas principalmente dissemina os princípios e valores do esporte.

“Mesmo com a falta de investimento e patrocínio financeiro, nós participamos de muitos campeonatos no país. Conseguimos bons resultados dentro e fora dos campos, como é o caso da participação de alguns dos nossos atletas que foram convocados para jogar na Seleção Brasileira de League (masculino e feminino),” comenta o diretor do Urutau Rugby, Murilo Destro Manzutti.

Presença em campeonatos

Campeões – Campeonato Brasileiro Rugby League 13’s – 2019

Campeonato    Brasileiro   Rugby   League   13’s   –   2021(Feminino   e Masculino)

Campeonato Brasileiro Rugby League Nines (Feminino e Masculino) Jogos Abertos do Paraná (Feminino e Masculino);

Campeonato Paranaense de Union modalidade XV e Sevens; Copa Norte Santa Catarina.

 

Treinos

Participe de um treino de Rugby:

SÁBADO

Horário: 9h

Local: Parque de São José dos Pinhais

Observação: os treinos são realizados com máscara, higienização com álcool 70 e segue os protocolos de saúde e segurança.

Saiba mais sobre o Urutau Rugby! Acesse as redes sociais: Instagram: https://www.instagram.com/urutaurugby/

Facebook: https://pt-br.facebook.com/urutaurugby/

Sugestões de entrevista: Murilo Destro Manzutti

+ 55 41 9682-7785

Diretor do Urutau Rugby

Lucas Domingues

Diretor técnico Urutau Rugby

+ 55 41 98521-3422

Juliana Beatriz Venancio Assessora de imprensa

+ 55 41 98521-3422

(Texto Assesoria)