Cotidiano

Uoppecan: Natal chega aos pacientes

Alegria, diversão e muitos presentes marcaram a Festa de Natal das crianças da Oncopediatria do Hospital Uopeccan de Cascavel. A festa reuniu cerca de 45 pacientes, desde crianças até adolescentes. Além de muita guloseima, a tarde foi recheada de brincadeiras.

Nicolas Vinicius Buscarini tem 11 anos e mora em Foz do Iguaçu. Há dez meses em tratamento no hospital, ele não escondia a felicidade pela pausa na dura rotina: “Essa é minha primeira vez na festa. Estou gostando muito, já brinquei bastante. É bem legal a gente poder vir aqui”.

Mãe de Nicolas, Sandra Regina da Silva lembra da importância de iniciativas como essa: “É maravilhoso. É tudo de bom podermos vir aqui, trazer o filho e vê-lo se divertir”.

Um Papai Noel distribuiu brinquedos e coroou a festa.

“Gostei bastante, brinquei um monte, até suei. Estou bem feliz”, disse Vinicius Gabriel Serpe, de 12 anos, que está na reta final do tratamento de leucemia, após três anos.

“Este é o terceiro ano que participamos da festa. É uma alegria muito grande. Admiro a força de vontade dos organizadores. Para todos é um momento muito gratificante”, conta a mãe de Vinicius, Lourdes Serpe.

Oitava edição

A festa de Natal das crianças já está na oitava edição. A organização sempre fica por conta da LFCC (Legião Feminina de Combate ao Câncer). “As crianças merecem tudo isso e muito mais. É uma descontração, um momento longe do hospital, é muito gratificante fazer essa festa. Há muita troca de experiência entre as mães. É um momento bem legal mesmo”, conta a diretora da LFCC, Iria Maria Garmatz.

O evento é feito com recursos oriundos de doações da comunidade, de parceiros e das próprias legionárias.