Variedades

Universo da arquitetura e urbanismo nos quadrinhos da Turma da Mônica

Universo da arquitetura e urbanismo nos quadrinhos da Turma da Mônica

Mágico e encantado! Ninguém duvida que o mundo das crianças pode ser definido assim. Mas como apresentar um universo fantástico e cheio de conhecimento para os pequenos? Foi com essa pergunta em mente que uma equipe do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR) colocou em prática o CAU Educa Paraná, projeto que mostra o universo da profissão de arquiteto e urbanista para estudantes de 6 a 10 anos.
Com aulas lúdicas, que duram cerca de uma hora, os alunos do ensino fundamental conhecem a importância da Arquitetura e Urbanismo para a saúde das pessoas e para o desenvolvimento das cidades. “As crianças precisam crescer entendendo que é possível mudar para melhor o ambiente onde vivemos. Elas podem ser os agentes de transformação. As aulas são divertidas e repletas de interação, já que o público infantil é muito curioso”, afirma o gerente de Fiscalização do CAU/PR, Gesse Lima. Ele é o professor do dia e dá as aulas para a criançada de escolas do estado.
Nesta segunda e terça-feira (20 e 21), o projeto educacional irá contemplar os pequenos alunos da Escola Municipal Doutor Dirceu Lopes, em Foz do Iguaçu. Aproximadamente 150 crianças de 6 a 10 anos devem participar da ação desenvolvida pela autarquia federal.
De diferentes formas, seja com blocos de montar, papel, caneta e tesoura ou até macarrão, a equipe do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná cria um bairro em forma de maquete, e ensina inclusive a importância do sol para as construções. “Nós apagamos as lâmpadas da sala de aula e fazemos de conta que o sol é a luz da lanterna do celular. Segurando o telefone, fazemos alguns movimentos com as mãos e explicamos a posição do nosso principal astro no inverno, no verão e nas outras estações do ano. Só com isso, por exemplo, é possível explicar como a luz solar é fundamental para as habitações e interfere especialmente na qualidade de vida das pessoas”, esclarece Gesse Lima.
Um dos destaques da aula é a utilização dos óculos de realidade virtual que proporcionam aos alunos um passeio on-line por diferentes cidades do mundo, sendo possível conhecer a Disney e as Pirâmides do Egito na mesma hora, por exemplo. “A gente sabe que muitas dessas crianças não podem visitar esses locais presencialmente, então o passeio on-line acaba se tornando uma experiência muito positiva”, completa.

Projeto leva conscientização para as crianças nas escolas
Desde 2021, o CAU Educa passou por dezenas de escolas paranaenses e já atendeu milhares de crianças em todas as regiões do estado. O presidente do CAU/PR, Milton Zanelatto, participou de algumas dessas ações. Ele lembra que o projeto também tem a missão de conscientizar os pequenos alunos sobre os direitos de cada cidadão. “Pode ser que andando pela cidade, a criança encontre uma caçamba cheia de resíduos de material de construção em cima da calçada. Ela teria de desviar e correr o risco de andar pela rua para passar pelo trecho onde estaria colocada irregularmente essa caçamba. Nessa hora, a criança pode mostrar o erro para os pais e alertar que é possível denunciar a situação”, exemplifica o presidente do órgão de fiscalização federal.

Gibi da Turma da Mônica
Em parceria com o CAU/PR, o Instituto Maurício de Sousa desenvolveu um gibi especial com os personagens da Turma da Mônica para abordar o tema Arquitetura e Urbanismo, material que é utilizado nas aulas do CAU Educa. Foram impressos 100 mil exemplares da história em quadrinhos exclusiva, para serem distribuídos a milhares de alunos de escolas paranaenses e também em ações sociais desenvolvidos pelo Instituto no país.
Para quem quiser ler, o Gibi da Turma da Mônica pode ser baixado gratuitamente no site www.caupr.gov.br
Segundo levantamento do Instituto, um único exemplar do gibi chega a ser lido por até 5 pessoas. Além das crianças, a história em quadrinhos impacta professores, pais e irmãos dos pequenos estudantes e pode atingir até meio milhão de pessoas.
O roteiro da história desenvolvida tem como fio condutor a mãe da Mônica. Pouca gente sabe, mas desde a criação da personagem, Dona Luísa é a única das mães dos principais integrantes da turma que, além de dona de casa, também atua como arquiteta e urbanista.
O gibi ainda tem atividades e jogos com os personagens da Turma da Mônica, que destacam a Arquitetura e Urbanismo. É um passatempo que conscientiza a criançada brincando.
O Instituto Mauricio de Sousa trabalha com programas de formação cidadã voltados para a comunidade há mais de duas décadas. A linguagem simples, direta e bem-humorada permite que complexos conceitos acabem assimilados por crianças e adultos de forma eficaz e divertida. A inédita parceria entre o CAU/PR e o Instituto marca a mudança de paradigma sobre a importância do arquiteto e urbanista para a sociedade e sua influência na qualidade do desenvolvimento das cidades.