Educação

Uma rede social para aprender

Rede social é lançada com proposta de compartilhar conhecimento e tornar o aprendizado prazeroso

Os pais que enfrentam uma batalha diária para conseguir tirar os filhos das redes sociais agora têm uma aliada bem divertida. A Homefeltron é uma rede social que ajuda a aprender e compartilhar conhecimento com sua rede de amigos. A plataforma serve para organização de conteúdos educacionais, veiculação de ideias e conteúdos que agreguem algum conhecimento.

De acordo com o idealizador da rede social, Ronaldo Refundini, a ideia surgiu com uma tentativa de facilitar o momento educacional em casa e aproximar mais os pais dos filhos. Entretanto, a rede foi sendo modificada para abranger o maior número de pessoas, desde crianças – com a supervisão dos pais – até universitários, profissionais liberais ou mesmo pessoas em idade avançada. “Nunca é tarde para se aprender algo. Todos têm algum conhecimento que gostariam de compartilhar com sua rede de amigos ou algo valoroso para transmitir para a próxima geração. Enquanto em outras redes você posta apenas uma foto, na Homefeltron cairá muito bem uma dica ou curiosidade que aprendeu sobre o momento em que a foto foi tirada. Assim sua rede de amigos aprende algo junto com você”.

Para compartilhar conhecimento o usuário precisa se registrar criando um login e uma senha.

Lançada em 2019, a Homefeltron tem uma interface diferente para cada etapa da vida acadêmica e da idade do usuário para ser usada e aproveitada em todas as idades. No perfil das crianças, por exemplo, é possível organizar suas responsabilidades com tarefas que os pequenos já aprenderam a realizar como escovar os dentes, apaga as luzes desnecessárias, leva o lixo para fora, etc. Os trabalhos escolares podem ser registrados e ficam armazenados como datas comemorativas para que ao crescer a criança possa se recordar dos momentos de cada aprendizado como a primeira palavra lida, os desenhos que coloriu, a primeira redação etc.

Já os adultos têm um perfil mais evoluído com assuntos mais complexos. Com um click é possível acessar a interface acadêmica onde as matérias passam a ser de cursos superiores como medicina, engenharia civil, direito etc. Nessa interface, além de registrar ou compartilhar fotos, áudios, vídeos, links importantes do que aprendeu também é possível armazenar seus resumos de aulas. Assim a matéria catalogada e organizada pode ser acessada quando o estudante precisar estudar para prova.

A plataforma também permite que o usuário crie grupos de estudos sobre algum tema, além de interagir com seus professores, seguir suas páginas e aprender com eles. O mesmo se dá com as instituições de ensino, onde os alunos podem encontrar a página da sua escola e segui-la, recebendo em forma de notificação os avisos, recados e informações da instituição.

Prazer em aprender

De acordo com o idealizador da Homefelron, Ronaldo Refundini, o conhecimento tem que ser sempre prazeroso, por isso a plataforma também proporciona áreas para armazenar conhecimento em assuntos como culinária, esportes, empreendedorismo, música, e outros. A rede social tem a intenção de proporcionar entretenimento construtivo através da troca de conhecimento de forma direta, estimulação do aprendizado, facilita a organização dos estudos e trabalhos, e fortalece o vínculo familiar. “O objetivo da plataforma é fazer com que os conhecimentos de cada um sejam memoráveis para aqueles que fazem parte da vida do usuário ao mesmo tempo em que colabora com o progresso da educação a través do prazer pela busca do conhecimento”.