Agronegócio

Uma casa econômica e a cozinha da roça

Foco da visitação de milhares produtores da agricultura familiar no Show Rural, o Instituto Emater traz neste ano dezenas de possibilidades para diversificação no meio e agregar valor de modo que as famílias possam se manter no campo.

Entre as opções de visitação está a casa sustentável porque o campo, a exemplo da cidade, também produz lixo reciclável e o que fazer com ele se não há coleta seletiva?

É justamente o que deve ser reaproveitado que pode ser visto na Casa Econômica Sustentável.

Ali os visitantes podem verificar as ideias para produzir móveis, jardins e hortas suspensas, bem como objetos de decoração uteis.

Outra proposta é revelar o aproveitamento de caixas de leite para fabricar, de forma artesanal, telhado térmico a ser usado, principalmente por residências sem laje e com cobertura de telhas de amianto.

Ainda na casa os visitantes também poderão ver de perto as varias opções para economizar material de limpeza e higiene pessoal, como sabonete, sabão e amaciante de roupas.

Na cozinha

Bem pertinho dali está a Cozinha da Roça. Neste ano, o Instituto Emater escolheu o inhame como a estrela, pensando em resgatar este tubérculo que, antigamente era muito consumido pelas famílias do meio rural na produção de pães e no preparo de diversos pratos, que vem sendo esquecido pelas novas gerações rurais, mas que volta a ganhar amplas proporções de consumo na área urbana.

Trata-se de um alimento rico em fibras, é uma excelente fonte de carboidrato, rico em vitamina C, que ajuda o sistema imunológico e é rico em potássio, mineral importante para o controle da pressão arterial e hormonal.

Na cozinha experimental há demonstração de receitas como: leite condensado de inhame, maionese de inhame, sorvetes diversos tendo como base o tubérculo, entre outras. Por ela vem sendo distribuída uma cartilha com todas as receitas.