Cotidiano

UCI Neonatal do Hospital Regional começa a funcionar

Francisco Beltrão – Cinco novos leitos de UCI Neonatal (Unidade de Cuidados Intermediários) foram abertos no Hospital Regional do Sudoeste em Francisco Beltrão essa semana. O hospital é uma das unidades próprias da Secretaria de Estado da Saúde, sendo referência para a gestação de alto risco e atendimento ao trauma.

A diretora-geral da instituição, Nádia Aparecida Zanella Vissoto, disse que, com os novos leitos, o hospital poderá qualificar ainda mais o atendimento aos bebês. Sem os leitos de UCI, bebês que precisavam de cuidados intermediários ficavam na UTI mesmo sem necessidade. “Quando um bebê nasce pesando pouco, por exemplo, ele precisa de cuidados intermediários até ganhar peso. Não é um caso grave que demande uma UTI Neonatal, mas também não se pode deixar esse bebê no quarto. Agora com a UCI podemos atender de forma qualificada essa demanda”.

Segundo ela, os leitos também devem minimizar a necessidade de transferência de bebês para outros hospitais, operação que, além de envolver o deslocamento das famílias para longe dos municípios de origem, frequentemente necessitava de apoio logístico do serviço de transporte aéreo.

Desde o início de 2018 o hospital é administrado pela Funeas (Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná) e um dos compromissos era ampliar o número de leitos ativos, com abertura de cinco leitos de UCI neonatal e mais 34 leitos clínicos/cirúrgicos. Em junho, 15 leitos clínicos/cirúrgicos foram abertos e outros 19 devem entrar em funcionamento ainda neste ano.

O hospital tem 135 leitos, incluindo 10 de UTI adulto, 10 de UTI neonatal e 5 de UCI neonatal.